São Paulo muda cronograma e vacinação de idosos não tem data para começar

Publicado em 23/01/2021 09:40
Paulistas vão seguir plano nacional; Imunização começou no domingo (Poder360)

O governo do Estado de São Paulo alterou o cronograma inicial do PEI (Plano Estadual de Imunização), divulgado em dezembro, para combater a pandemia de covid-19.

A mudança ocorreu após a venda, para o Ministério da Saúde, de todas as doses da CoronaVac, vacina contra a covid-19 desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac Biotech com o Instituto Butantan.

Como o imunizante será oferecido no PNI (Programa Nacional de Imunização) pelo SUS (Sistema Único de Saúde), a estratégia inicial anunciada pelo governo paulista foi suspensa, já que a definição de grupos prioritários e ciclos de vacinação fica sob responsabilidade do governo federal.

O planejamento traçado por São Paulo foi baseado na possibilidade de o Ministério da Saúde não comprar a CoronaVac, já que o próprio presidente Jair Bolsonaro chegou a anunciar a suspensão de compra do que chamou de “vacina da China”.

Com o negócio fechado e a aprovação de uso emergencial pela Anvisa, São Paulo ficou com 1,37 milhão das 6 milhões de doses prontas da CoronaVac que estavam no Instituto Butantan. O restante foi distribuído aos demais Estados por meio do governo federal.

Em dezembro, o PNI apresentado pelo Ministério da Saúde determinava, no 1º ciclo de imunização, o atendimento a idosos acima de 75 anos. O governo federal, no entanto, atualizou o documento e determinou que apenas idosos em asilos, indígenas e profissionais de saúde sejam incluídos entre os prioritários.

Com as mudanças, o começo da vacinação de idosos com mais de 75 anos, previsto inicialmente para 8 de fevereiro pelo governo de São Paulo, não tem mais previsão de ocorrer. Desde domingo (17.jan.2021), o governo de São Paulo vacina profissionais de saúde em unidades hospitalares da capital e do interior do Estado.

O Instituto Butantan tem 4,8 milhões de doses em fase final de produção e solicitou autorização da Anvisa para uso emergencial da nova remessa. O órgão afirmou que vai enviar 8,7 milhões de doses ao SUS em janeiro e, até abril, serão 46 milhões de doses.

A produção da CoronaVac, no entanto, depende da chegada de insumos vindos da China, que ainda não têm data para serem embarcados.

A enfermeira Mônica Calazans, 1ª pessoa a ser vacinada no Brasil, 54 anos, ao lado do governador João Doria

Donos de bares e restaurantes estimam a demissão de 20.000 com restrições em SP

Estado está em fase vermelha; Locais fechados a partir das 20h; E em fins de semana e feriados

Blitz do governo do Estado de S. Paulo em bares da Vila Madalena, em agosto de 2020

Divulgação/Governo de São Paulo - 21.ago.2020

As novas medidas de restrição anunciadas pelo governo do Estado de São Paulo na 6ª feira (22.jan.2021) podem fazer com que 20.000 postos de trabalho do setor de bares e restaurantes sejam fechados. A conta é da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes).

Segundo a entidade, 50.000 estabelecimentos já fecharam no Estado desde o começo da pandemia. A ANR (Associação Nacional de Restaurante) afirma que 84.000 pessoas já perderam seus empregos.

 

O governo de João Doria (PSDB) determinou o fechamento do comércio não essencial, bares e restaurantes em todas as cidades paulistas a partir das 20h. Os estabelecimentos devem ficar fechados aos sábados, domingos e feriados. As medidas começam a valer na próxima 2ª feira (25.jan) e devem durar até 7 de fevereiro.

Em nota, a Abrasel declara que os estabelecimentos vinham cumprindo o protocolo de segurança para evitar a transmissão do coronavírus.

Não contribuímos para a progressão da pandemia. Qualquer cidadão que frequenta restaurantes e bares que cumprem os protocolos sabe disso”, diz Percival Maricato, presidente da Abrasel, 

Maricato afirma que o fechamento dos bares e restaurantes estimula a realização de festas clandestinas, que não cumprem as medidas de segurança.

A ANR também diz que o setor não é responsável pelo aumento no número de casos.

Após a reabertura dos bares e restaurantes, com cumprimento de todos os protocolos de higiene, limitação de 40% das vagas e uso apenas das áreas internas, os casos passaram a cair gradativamente em São Paulo a partir de setembro e até o início de novembro. Ou seja, não há qualquer relação entre a abertura controlada de bares e restaurantes com a expansão da covid-19”, afirma a entidade em nota.

Ao tomar decisões para início imediato, as autoridades certamente ignoram também que as empresas compram produtos perecíveis que, com o fechamento, não podem mais ser usados para o consumo após alguns dias. Mais um prejuízo que o governo estadual certamente ignora.

Donos de bares e restaurantes protestaram na 6ª feira (22.), em São Paulo, contra a decisão de Doria. O protesto reuniu funcionários, gerentes e donos de estabelecimentos comerciais.

Doria se pronunciou sobre os protestos. “Não protestem pela morte, não contestem a vida. Estejam ao lado da medicina, da saúde, estejam ao lado da proteção, estejam ao lado da vida. Nós, aqui, continuaremos ao lado da vida”, declarou.

 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Poder360

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário