Ibovespa futuro recua forte após falas de Bolsonaro

Por Paula Arend Laier
SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa futuro com vencimento mais curto abriu em forte queda nesta segunda-feira, com agentes financeiros enxergando aumento relevante de risco político no país, principalmente ingerência governamental na Petrobras.
Por volta de 09:25, o contrato do Ibovespa que vence em 14 de abril caía 4,6%, a 112.780 pontos, sugerindo uma abertura bastante negativa no Ibovespa à vista, no qual os papéis da Petrobras detêm 10,268% da carteira teórica.
A sessão na bolsa paulista ainda é marcada por vencimento de opções sobre ações nesta segunda-feira.
Na sexta-feira, o presidente Jair Bolsonaro indicou o nome do general Joaquim Silva e Luna para assumir os cargos de conselheiro e presidente da Petrobras após o encerramento do mandato do atual CEO da companhia, Roberto Castello Branco.
No dia seguinte, Bolsonaro indicou nova substituição de autoridade nesta semana, aos moldes da indicação pelo governo federal para a presidência da estatal Petrobras, bem como que vai "meter o dedo na energia elétrica".
"As declarações recentes do presidente acendem um enorme sinal amarelo --senão vermelho ao cenário político local", afirmou o estrategista Dan Kawa, da TAG Investimentos, em comunicado a clientes.
"Devemos ter uma segunda-feira de enorme pressão negativa nos ativos locais, na ausência de uma mudança de postura do governo federal."
Nos Estados Unidos, os ADRs da Petrobras desabavam cerca de 17%, com vários analistas cortando a recomendação dos papéis, bem como reduzindo preços-alvo.
O Bank of America cortou a recomendação para Brasil a 'marketweight' em portfólio de ações na América Latina, bem como reduziu exposição a companhias de controle estatal, citando "maior incerteza".
0 comentário
Dólar fecha estável após leilões do BC, mas sobe 2,18% na semana
Congresso aprova Orçamento de 2026 com R$61 bi de emendas e superávit de R$34,5 bi
Brasil espera que acordo Mercosul-UE seja assinado o mais rápido possível, diz Alckmin
PF conclui que Bolsonaro precisa de cirurgia de hérnia
Taxas dos DIs caem na contramão dos Treasuries em dia de ajustes
Ações europeias fecham em máxima recorde impulsionadas por setor de defesa