Senadores defendem projeto que cria os Fundos de Investimento do Setor Agropecuário

Publicado em 25/02/2021 10:23
De acordo com o senador Zequinha Marinho (PSC-PA) os princípios adotados pelo FIAgro são semelhantes ao dos fundos de investimentos imobiliários

Durante sessão no Plenário do Senado Federal, nesta terça-feira (23), o projeto de lei 5191/2020, que trata da criação dos Fundos de Investimento do Setor Agropecuário (FIAgro), voltou a ser debatido. O senador Zequinha Marinho (PSC-PA), defendeu a proposta, que é pauta prioritária da bancada e já recebeu parecer favorável aprovado na Casa, mas ainda depende de apreciação de dois destaques para seguir à sanção presidencial.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), destaca que recebeu a comitiva da FPA, composta pelo presidente da Frente, deputado Sérgio Souza (MDB-PR), juntamente com o vice-presidente do colegiado no Senado, senador Zequinha Marinho (PSC-PA) e outros parlamentares membros da bancada.

“Anunciei que havíamos submetido o PL que trata do FIAgro à pauta do Senado. Havendo a retirada dos destaques, irá imediatamente à sanção. Se houver a manutenção dos destaques, eu me comprometo, na terça-feira da semana que vem (02/03), a submeter os destaques à apreciação do Plenário. Eu quero crer que desta forma atende-se todos os anseios e pretensões”, declarou Rodrigo Pacheco.

Zequinha Marinho (PSC-PA) defendeu a proposta e explicou a questão da impossibilidade de compra de terras por estrangeiros por intermédio dos fundos. “Os princípios adotados pelo FIAgro são semelhantes ao do fundo de investimento imobiliário: você compra cotas, mas você não é dono da terra, não vai ser dono do empreendimento, você vai apenas ser cotista”, exemplificou o senador.

O parlamentar disse ainda que “a proposta garante total segurança de que alguém de fora [do país] possa avançar além daquilo que é permitido como cotista. O FIAgro mantém esses princípios e dá completa segurança com relação à questão de aquisição de terras por estrangeiros”, completou.

O senador Carlos Fávaro (PSD-MT), relator do projeto no Senado, complementou ao dizer que a possibilidade desse projeto facilitar a aquisição de terras por estrangeiro não é realidade. “O art. 190 da Constituição está totalmente preservado no projeto, há limitações em investimentos para que só os brasileiros façam a aquisição de terras.”

O senador Acir Gurgacz (PDT-RO), membro da FPA, foi eleito, nesta quarta-feira (24), presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) para o biênio 2021-2023. De acordo com o parlamentar, a Comissão de Agricultura é a que tem mais a ver com seu Estado (Rondônia), que tem economia inteiramente sustentada na agropecuária. “30% do nosso PIB vem do agronegócio, e por isso a importância desta comissão. Os agricultores trabalham de sol a sol para colocar alimento na mesa dos brasileiros e para manter o superávit da nossa balança comercial com as exportações”.

À frente da CRA, o senador entende que terá muitos desafios. “O primeiro deles é o posicionamento estratégico da agricultura do Brasil no mercado internacional. Uma outra questão é a regularização fundiária e também a discussão em torno do novo marco legal do licenciamento ambiental”, disse Gurgacz.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
FPA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário