Ipea aponta queda de 1,1% nos investimentos em fevereiro

Publicado em 03/05/2021 10:38
Apesar da queda, Indicador de Formação Bruta de Capital Fixo avançou 22,4% no trimestre móvel encerrado no mês

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou, nesta segunda-feira (3), o Indicador Ipea Mensal de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), que registrou retração na margem pelo segundo mês consecutivo. Enquanto o recuo foi de 15,9% em janeiro em relação a dezembro de 2020, fevereiro apresentou queda de 1,1% frente a janeiro de 2020. O trimestre móvel terminado em fevereiro, por outro lado, revelou avanço de 22,4% e valorização de 7,8% na comparação com fevereiro do ano. A taxa de crescimento nos investimentos acumulados em doze meses passou de -1,4% para -1,1%.

O Indicador de FBCF mede os investimentos no aumento da capacidade produtiva da economia e na reposição da depreciação do estoque de capital fixo. A FBCF é composta por máquinas e equipamentos, construção civil e outros ativos fixos. O consumo aparente de máquinas e equipamentos, que corresponde à produção nacional destinada ao mercado interno acrescida das importações, caiu 2,9%, apesar da alta de 47,2% no trimestre móvel. Enquanto a produção de máquinas e equipamentos registrou recuo de 4,3% em fevereiro, a importação teve um aumento de 13,1% no mês.

Os investimentos em construção civil cederam 1,2% em fevereiro, segunda queda seguida após uma série de oito altas registradas. Dessa forma, o segmento avançou 2% no trimestre móvel. O desempenho acumulado em doze meses, porém, revelou queda de 1,3%.

Na comparação com o ano passado, o bom desempenho foi generalizado. Enquanto o componente máquinas e equipamentos revelou um avanço 9,7% maior que fevereiro de 2020, as valorizações de construção civil e outros ativos fixos foram de 2,3% e 18,1%, respectivamente. A comparação com o trimestre móvel de 2020 também foi positiva para todas as categorias.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Ipea

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário