Valor médio do Bolsa Família deve ficar abaixo de R$300, dizem fontes

Publicado em 21/06/2021 12:08

LOGO REUTERS

A base de beneficiários do Bolsa Família deve ser elevada para cerca de 17 milhões de pessoas e o valor médio pago pelo governo também vai subir, mas provavelmente ainda ficará abaixo de 300 reais, disseram à Reuters fontes próximas às discussões.

Os estudos sobre a ampliação da base e do valor do benefício estão sendo feitos pelos ministérios da Cidadania e da Economia a pedido do presidente Jair Bolsonaro.

“O desafio é encontrar a origem dos recursos sem furar o teto (de gastos)", disse uma fonte em condição de anonimato. "Cada real pra cá ou pra lá faz uma enorme diferença na conta final."

O valor médio pago hoje aos beneficiários do programa Bolsa Família é de 190 reais mensais --existem variações de acordo com o tamanho da família e a idade das crianças. Recentemente, Bolsonaro afirmou que esse valor médio deveria subir para 300 reais a partir de dezembro.

No entanto, as fontes disseram que o patamar citado pelo presidente não deve ser atingido. A equipe econômica já havia fechado as contas em um reajuste para 250 reais, em média --valor que poderia ser pago sem romper o teto de gastos e sem cortar outros programas, como exigia o presidente.

"Essa é uma matéria sob exame mas, inicialmente, deve ser menos (que 300 reais)", disse a fonte.

Em relação ao aumento no total de contemplados com o benefício social há quase um consenso, segundo as fontes, de que o número chegará perto de 17 milhões, ante os atuais 14,6 milhões.

“Isso sim já está quase certo, cerca de 17 milhões, algo como 16,7 milhões", disse a segunda fonte.

Sobre o valor, essa fonte disse "há uma afobação para acertar o valor". "Mas pode ficar entre 250 e 284 reais“, acrescentou.

As novas bases e valores do Bolsa Família devem entrar em vigor entre o fim do ano e o início de 2022, após o fim do pagamento do auxílio emergencial, que, reeditado em abril com a previsão de pagamento de quatro parcelas mensais, deve ser renovado por mais dois ou três meses, segundo o governo.

O Ministério da Economia afirmou, por meio de sua assessoria, que pedidos de comentários sobre o benefício deveriam ser encaminhados ao Ministério da Cidadania, que não respondeu de imediato.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário