STF retoma na 6ª julgamento sobre autonomia do BC

Por Ricardo Brito
BRASÍLIA (Reuters) - O Supremo Tribunal Federal (STF) vai retomar na sexta-feira o julgamento no plenário virtual de ação movida pelo PT e pelo PSOL que questiona lei aprovada pelo Congresso Nacional que instituiu a autonomia do Banco Central (BC).
Na sexta-feira passada, o ministro Luís Roberto Barroso pediu vista para ter mais tempo para avaliar a ação. A perspectiva é que o julgamento seja retomado na sexta e os ministros terão direito a apresentar seus votos até o dia 2 de agosto --com a chegada do recesso, os prazos processuais serão interrompidos.
Até o momento, o único ministro que votou foi o relator, Ricardo Lewandowski, favorável à ação e, portanto, contra a lei que deu autonomia ao Banco Central.
Na semana passada, reportagem da Reuters, citando três fontes com conhecimento do assunto, apontou que o STF tendia a confirmar a lei.
A ação preocupa a equipe econômica do governo do presidente Jair Bolsonaro num momento em que o próprio BC começou a lançar mão de um aumento da taxa básica de juros para conter a pressão inflacionária.
Na semana passada, a autoridade monetária elevou a Selic pela terceira vez consecutiva, em 0,75 ponto porcentual, para 4,25% ao ano, e indicou mais aperto à frente.
0 comentário
Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde