Nigéria escolhe três empresas para importar açúcar oficialmente

Publicado em 19/07/2021 10:13

Logotipo Reuters

ABUJA, 17 de julho (Reuters) - A Nigéria designou três empresas, incluindo a Refinaria de Açúcar Dangote, como as únicas importadoras de açúcar do país, disse o banco central, acrescentando que ainda precisa aprovar essas compras.

O Banco Central da Nigéria disse em abril que não forneceria mais moeda estrangeira para importadores de açúcar e trigo, uma vez que o país tenta conservar as reservas nacionais em dólares e estimular a produção local.

Em uma circular datada de 16 de julho, o departamento de comércio e câmbio do banco central disse que Dangote, que é propriedade do homem mais rico da África, Aliko Dangote, além de Bua Sugar Refinery e Golden Sugar Company seriam  as únicas autorizadas a importar açúcar e teriam acesso a dólares oficiais concessionários.

O banco central justificou sua decisão dizendo que as três empresas, embora ainda não atendessem à demanda, haviam feito "progresso razoável" na produção de açúcar refinado localmente, mas disseram que ainda teriam que pedir permissão para compras.

“Os revendedores autorizados não devem abrir os Formulários M ou acessar o câmbio no mercado da Nigéria para qualquer empresa ou as três listadas acima para a importação de açúcar sem a aprovação prévia e expressa do Banco Central da Nigéria”, disse o banco, referindo-se ao documento estatutário obrigatório que todos os importadores de mercadorias para a Nigéria devem preencher.

A mudança poderia efetivamente criar um oligopólio no negócio de importação de açúcar, já que outras empresas não terão acesso aos dólares dos negociantes oficiais.

O país mais populoso da África e sua maior economia dependem das importações para alimentar seus 200 milhões de habitantes. O banco central restringiu o acesso em 2015 ao câmbio estrangeiro para 41 itens que, segundo ele, podem ser produzidos localmente, e foi gradualmente adicionado à lista desde então.

(Escrito por MacDonald Dzirutwe, Edição por Kirsten Donovan)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário