Tendência é voto impresso ser rejeitado na comissão por interferência de Barroso, diz Bolsonaro

Publicado em 03/08/2021 15:07

Logotipo Reuters

Por Ricardo Brito

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Jair Bolsonaro admitiu que a tendência é que a proposta de adoção do voto impresso para as urnas eletrônicas seja rejeitada na comissão especial que trata do assunto, e votou a acusar o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, de interferir na eventual derrubada da matéria.

"O ministro Barroso foi para dentro do Congresso brasileiro, se encontrou com vários líderes e no dia seguinte, vários desses líderes começaram a trocar os integrantes da comissão por aqueles que votariam contra o voto impresso", disse.

"Eu não quero adiantar, eu tenho que no plenário temos mais do que suficiente, mas como está se encaminhando essa votação na comissão a tendência é ser rejeitada na comissão por interferência do ministro Barroso", emendou.

A fala de Bolsonaro foi veiculada em entrevista ao canal no Youtube da TV Piauí.

Há a expectativa de a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do voto impresso ser votada na comissão especial na quinta.

Em tese, mesmo se ela for rejeitada no colegiado, regimentalmente é possível que a proposta seja posteriormente votada pelo plenário da Câmara, onde serão necessário, por se tratar de mudança constitucional, 308 votos favoráveis em dois turnos de votação para que ela seja aprovada e encaminhada ao Senado.

Segundo Bolsonaro, se ele tivesse interferido nos trabalhos do Legislativo, poderia responder por crime de responsabilidade e ter o mandato cassado. Entretanto, o presidente disse que isso não pode ocorrer no caso do Barroso.

Bolsonaro voltou a atacar o presidente do TSE, questionando o motivo da oposição dele ao voto impresso nas urnas eletrônicas. Segundo ele, é algo que tem "mexido com a alma dele" e se tornado pessoal para ele.

Procurada, a assessoria do presidente do TSE informou que Barroso não vai comentar.

O presidente repetiu sua defesa do voto impresso, citando novamente --mas sem mostrar provas-- indícios já desmentidos de fraude no atual sistema de votação.

Na véspera, a cúpula do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) resolveu reagir formalmente às quase que diárias suspeitas lançadas por Bolsonaro sobre fraude nas urnas eletrônicas e sobre a lisura da eleição do ano que vem.

Na primeira decisão, os ministros determinaram, por unanimidade, que a Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral abra um inquérito administrativo para apurar se houve abuso de poder político e econômico, além de outras irregularidades, nas falas que Bolsonaro tem feito insinuando haver fraude no atual sistema de votação e nas ameaças que têm feito à eleição geral do próximo ano.

A segunda iniciativa, aprovada pelos ministros do TSE também de forma unânime, a corte decidiu enviar ao ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito das fake news no Supremo Tribunal Federal (STF), uma cópia da live do presidente que deu na quinta-feira passada na qual novamente lançou suspeitas --também sem apresentar provas-- sobre as urnas eletrônicas.

Em baixa nas pesquisas de intenção de voto e com a popularidade chamuscada por críticas ao enfrentamento da pandemia de Covid-19, Bolsonaro tem elevado a pressão sobre a adoção do voto impresso das urnas e já chegou a afirmar que poderia não aceitar o resultado das eleições no próximo ano pelo atual sistema.

Apesar das falas do presidente, o atual sistema de votação é auditável e foi por meio dele em que ele próprio se elegeu deputado federal várias vezes e presidente em 2018.

Na entrevista, Bolsonaro admitiu que há a possibilidade de ele se filiar ao PP, mas ressalvou que não basta ele querer ir para o partido e que a legenda está no momento avaliando possíveis fusões com outras agremiações partidárias.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

3 comentários

  • Vilson Ambrozi Chapadinha - MA

    Bolsonaro recuou pra que seus inimigos entrassem na armadilha... e entraram .

    11
  • Flavio Haruki Kobata Floresta - PR

    As urnas eletrônicas foram usadas primeiramente no ano de 1996 em 57 cidades, depois de forma geral nas eleições municipais de 2000. No ano 2002 na eleição presidencial , e advinhe quem ganhou nesse ano depois de quatro tentativas fracassadas? O lula... Depois reeleito em 2006. Em 2010 a anta da dilma, reeleita em 2014 numa polêmica tão grande que obrigou Aécio Neves entrar na justiça alegando fraude. Em 2018 veio o Bolsonaro que teve tantos votos que nem mesmo com fraude conseguiram derrota-lo. Minha conclusão é que o lula usou as urnas eletrônicas para tomar o poder. O lula é uma grande farsa. Ele enganou uma nação inteira.

    15
    • carlo meloni sao paulo - SP

      O voto impresso nada mais e' do que um anseio de maior credibilidade e honestidade do sistema. Nao temos que provar nada, simplesmente o povo quer mais confiabilidade no sistema de apuraçao. Por exemplo o jornalista vai entrevistar exatamente a pessoa que diga exatamente aquilo que o jornalista quer... As pesquisas sao feitas somente em lugares onde as pessoas vao agradar exatamente quem paga o custo da pesquisa... NAO EXISTE FRAUDE EXISTE A MALANDRAGEM DE MANIPULAR OS RESULTADOS... Nas eleiçoes Dilma/ Aecio houve fraude provada, so' que o montante da fraude nao alteraria o resultado e tudo acabou em pizza... Nao existe segurança na internet, pois todo dia somos surprendidos com invasoes de sistema... O TRISTE E" VER PESSOA DE PRESTIGIO E DE CREDITO FALAREM QUE NAO EXISTE POSSIBILIDADE DE FRAUDE... Estamos afogados num mar de delinquentes

      12
  • ARLINDO ALBRECHT Campo Alegre de Goiás - GO

    O Bolsonaro não consegue fundar um partido, o mito esta com prazo de validade vencida!

    33
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Sr. ARLINDO, você pega esse fato "fundar um partido" e, faz um diagnóstico TOTAL... Vou lhe fazer uma pergunta (SEO INOCENTE) ... QUEM É O PRESIDENTE DO TSE? ... QUEM INDICOU O "BARROSO" AO STF? ... AONDE VOCÊ ESTAVA, QUANDO O "BARROSO" DEFENDEU O CESARE BATISTTI , ALEGANDO QUE ELE ERA UM PERSEGUIDO POLÍTICO ... AONDE VOCÊ ESTAVA QUANDO O LULA (no último dia do seu segundo mandato) CONCEDEU A PERMANENCIA DO TERRORISTA BATISTTI NO BRASIL ? ... VÊ-SE QUE VOCÊ É UM VIAJANTE AO MUNDO DA IMBECILIDADE !!! VAI PRA CUBA QUE TE PARIU !!!

      17
    • Hilario Bussolaro Cascavel - PR

      Sim, o prazo dele está vencendo... aliás ele sempre está vencendo ... e sem o real apoio do povo.... Mas vamos aguardar

      1