Desvalorização do real, commodities e auxílio emergencial contribuíram para inflação, diz Campos Neto
![]()
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, avaliou nesta sexta-feira que o crescimento da inflação no país foi influenciado "um pouco" pela desvalorização do real, mas citou a contribuição paralela de "vários outros fatores".
Ao participar do 4º Encontro Folha Business, Campos Neto chamou atenção para a ocorrência no país do problema hídrico e aumento dos custos da energia, além de fatores climáticos impactando preços de alimentos e o choque de demanda causado pelo "dinheiro grande" injetado no auxílio emergencial que se transformou em consumo.
Campos Neto destacou que o movimento de alta da inflação do curto prazo teve algum alastramento, razão pela qual o BC entendeu que era necessário movimento de ajuste para prover ancoragem de expectativas de inflação.
0 comentário
Bolsonaro teve novos episódios de soluços e passou por mais um procedimento, diz boletim
Índices S&P 500 e Nasdaq ficam estáveis em negociações fracas de fim de ano e Meta sobe com acordo
Ibovespa sobe no último pregão de ano e confirma melhor desempenho desde 2016, com ganho de 34%
Dólar à vista fecha o dia em queda firme e acumula recuo de mais de 11% no ano
Taxas dos DIs fecham estáveis com dados de emprego e ata do Fed no radar
Índia impõe tarifa de três anos sobre alguns produtos de aço para conter importações baratas