Inflação na zona do euro é confirmada acima da meta do BCE em julho

Publicado em 18/08/2021 08:10

Logotipo Reuters

BRUXELAS (Reuters) - A inflação na zona do euro acelerou a 2,2% em julho, taxa mais elevada em quase três anos e acima da meta de 2,0% do Banco Central Europeu, mostraram dados finais divulgados nesta quarta-feira pela agência de estatísticas da UE, confirmando sua estimativa preliminar.

A Eurostat disse que os preços ao consumidor nos 19 países do bloco subiram 2,2% em julho na comparação com o ano anterior, após alta de 1,9% em junho. Foi a taxa mais elevada desde outubro de 2018.

Na comparação mensal, houve queda de 0,1% dos preços, em linha com a expectativa de economistas consultados pela Reuters.

O BCE projeta mais aumento da inflação anual até o final do ano, mas considera que essa aceleração será provocada principalmente por fatores temporários, o que não exigirá mudanças na política monetária.

Sustentando a postura do BCE, a pressão do núcleo dos preços permaneceu fraca, com o indicador que exclui os preços voláteis de alimentos e combustíveis subindo 0,9% na base anual, o mesmo que em junho, mostraram dados da Eurostat.

(Reportagem de Francesco Guarascio)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário