Sentimento econômico na zona do euro perde força, expectativa de inflação tem máxima recorde

Publicado em 30/08/2021 07:57

Logotipo Reuters

BRUXELAS (Reuters) - A confiança econômica na zona do euro diminuiu mais do que o esperado em agosto depois de chegar a uma máxima recorde em julho, afetada pela forte queda do otimismo na França e na Holanda, enquanto as expectativas para os preços de venda saltaram.

O índice de sentimento econômico da Comissão Europeia, divulgado nesta segunda-feira, caiu a 117,5 em agosto de uma máxima recorde de 119,0 em julho. O otimismo piorou em todos os principais setores --na indústria a 13,7 de 14,5, em serviços para 16,8 de 18,9 e entre os consumidores para -5,3 de -4,4.

Ainda assim, as expectativas de preços de venda na indústria chegou a um recorde em agosto. Entre os consumidores, as expectativas de inflação chegaram a 31,1 em agosto de 30,0 em julho, embora ainda tenham ficando bem baixo da máxima de todos os tempos de 38,7, vista em 2001.

A França registrou a queda mais forte no sentimento econômico, de 4,5 pontos, seguida pela Holanda. Itália e Espanha também mostraram perdas. O sentimento na maior economia da zona do euro, Alemanha, recuou apenas 0,3 ponto.

(Reportagem de Jan Strupczewski)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário