Perspectiva para crescimento do PIB no ano continua acima de 5%, diz Sachsida
![]()
Por Marcela Ayres
BRASÍLIA (Reuters) - O secretário de Política Econômica do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida, afirmou nesta quarta-feira que a perspectiva para o Produto Interno Bruto (PIB) continua sendo de um crescimento acima de 5%, após a divulgação de contração de 0,1% no segundo trimestre em relação aos três meses anteriores.
À Reuters, ele avaliou que a ampla vacinação que está sendo implementada no país é variável que apoia essa leitura. Oficialmente, o Ministério da Economia prevê alta de 5,3% para o PIB este ano. A nova grade de parâmetros econômicos será divulgada neste mês.
Sachsida afirmou que o segundo semestre terá expansão robusta da atividade, liderada pelo setor de serviços e por investimentos privados.
Ele também ponderou que, considerando que o segundo trimestre foi o mais trágico de saúde pública da história brasileira, com maior número de mortes por Covid-19, "o resultado do PIB mostrou resiliência".
"De maneira geral, acreditamos que esse resultado do PIB mostra que estamos no caminho correto de política econômica", pontuou Sachsida, complementando que é preciso insistir na agenda de reformas pró-mercado e consolidação fiscal.
0 comentário
S&P e Nasdaq abrem 2026 em alta, com ações de tecnologia se recuperando após perdas recentes
Wall Street abre em alta no primeiro dia de negociação de 2026
Ibovespa reduz fôlego com Petrobras; Minerva e MBRF recuam tendo China no radar
Petrobras ativa 7ª plataforma de Búzios e retoma fábrica de fertilizantes em Sergipe
Taxas dos DIs têm queda firme em sessão de baixa liquidez
Retração da indústria do Brasil se aprofunda em dezembro, mostra PMI