China diz que conversas com Kerry foram "francas, profundas e pragmáticas"
![]()
XANGAI (Reuters) - O Ministério do Meio Ambiente da China disse nesta sexta-feira que as conversas com o enviado dos Estados Unidos para o clima, John Kerry, em visita nesta semana foram "francas, profundas e pragmáticas" e que os dois países manterão "diálogo e consultas".
Os dois maiores emissores mundiais de gases de efeito estufa trabalharão juntos para ter sucesso na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP-26) em Glasgow em novembro, na qual quase 200 países analisarão os esforços globais para combater a elevação das temperaturas, disse o Ministério da Ecologia e do Meio Ambiente chinês.
Kerry, enviado do presidente norte-americano, Joe Biden, para temas ligados à mudança climática, conversou com seu equivalente chinês, Xie Zhenhua, em Tianjin, cidade do norte da China, na quarta e quinta-feiras, e também com os diplomatas graduados Yang Jiechi e Wang Yi por videochamada.
Wang rejeitou os esforços dos EUA para separar as questões do clima dos conflitos diplomáticos mais abrangentes entre os dois países, enquanto Kerry insistiu que a crise enfrentada pelo mundo não deveria ser uma questão de ideologia ou partidarismo político.
O Global Times, tabloide do Diário do Povo controlado pelo Partido Comunista chinês, disse em um editorial publicado nesta sexta-feira que os EUA estão tentando mostrar "uma face amistosa" no tema do clima depois de seguirem uma série de diretrizes "malévolas" que ameaçaram a segurança nacional da China.
Falando aos jornalistas na quinta-feira, Kerry disse que transmitirá as preocupações chinesas a Washington, mas que sua alçada se limita ao clima.
(Por David Stanway)
0 comentário
Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde