Montes cita R$330 bi para Plano Safra em negociação com Economia

Publicado em 26/05/2022 07:42

Logotipo Reuters

SÃO PAULO (Reuters) – O Plano Safra, principal instrumento governamental para financiamento à agricultura do Brasil, será “robusto”, podendo alcançar 330 bilhões de reais em recursos, disse o ministro da Agricultura, Marcos Montes, conforme uma nota da pasta nesta quarta-feira.

Em entrevista à Reuters no início de maio, ele havia dito que buscaria algo próximo de 300 bilhões de reais para o plano 2022/23, o que já superaria o montante destinado para a temporada anterior em quase 50 bilhões de reais.

O aumento ocorre em meio a uma maior necessidade de recursos diante da alta dos custos e da inflação. Anteriormente, ele disse ainda que o governo tenta equilibrar a oferta de crédito com os juros, impulsionados pela alta da Selic.

“O Plano Safra 2022/23 não é só nosso, mas mundial, por isso precisamos de um plano mais robusto para o Brasil poder exercer suas funções mais fortemente ainda”, disse ao participar de audiência na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados.

Ele citou também, conforme o comunicado, que trabalha para para a destinação de pelo menos 22 bilhões de reais de recursos do Tesouro Nacional para equalização de juros em 2022/2023, um nível próximo do que pede o setor agropecuário.

Para o seguro rural, a meta é alcançar orçamento de 2 bilhões de reais em 2023.

Com os recursos, o governo concede um auxílio financeiro ao produtor para a contratação da apólice, tornando-a mais acessível, por meio do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR). 

(Por Roberto Samora)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário