Vice-premiê chinês pede maior esforço para impulsionar consumo

Publicado em 18/08/2022 08:39

Logotipo Reuters

A China deve tomar medidas mais eficazes para acelerar o ritmo de recuperação do consumo doméstico, incluindo gastos com serviços e itens caros, disse o vice-premiê Hu Chunhua nesta quarta-feira, com a economia já fraca mostrando mais sinais de enfraquecimento.

Em uma reunião com o objetivo de estabilizar o comércio e o consumo, Hu também pediu maiores esforços para apoiar os exportadores na obtenção de pedidos, bem como para atrair novos investimentos estrangeiros, segundo a mídia estatal.

Dados oficiais divulgados na segunda-feira mostraram que a segunda maior economia do mundo desacelerou em julho, logo após um segundo trimestre que produziu crescimento quase zero.

As atividades de fábricas e varejo no mês passado foram prejudicadas por restrições e bloqueios disruptivos sob uma política de zero COVID, enquanto o setor imobiliário estava atolado em uma crise de confiança entre os compradores, à medida que os desenvolvedores endividados lutavam para concluir os projetos.

Ao mesmo tempo, começam a surgir sinais de pressões inflacionárias ao consumidor – há muito benignas na China. O índice de preços ao consumidor subiu 2,7% em julho em relação ao ano anterior, o maior desde julho de 2020, impulsionado pelo aumento dos preços da carne suína.

Na terça-feira, o primeiro-ministro Li Keqiang disse a autoridades de seis grandes províncias - Guangdong, Jiangsu, Zhejiang, Shandong, Henan e Sichuan - para assumir a liderança na consolidação das bases da recuperação da economia, reiterando que eles devem tomar mais medidas para impulsionar o consumo.

Mas a tolerância zero da China ao COVID e as medidas disruptivas que estão sendo tomadas para conter qualquer surto serão um obstáculo para os formuladores de políticas, à medida que buscam sair da atual crise econômica.

Na segunda-feira, 22 cidades responsáveis ​​por 8,8% do produto interno bruto da China estavam sob bloqueios totais ou parciais, de acordo com Nomura.

É um equilíbrio complicado para o presidente Xi Jinping, amplamente esperado para garantir um terceiro mandato de liderança inovador ainda este ano, que deseja evitar um aumento acentuado nos casos e mortes de COVID e um centro econômico abrupto. Qualquer um dos dois ameaçaria a estabilidade social. 

“Mantemos nossa visão de que Pequim provavelmente manterá sua estratégia de zero COVID até o final de março de 2023”, disse Nomura.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário