EUA gastarão mais de US$500 bi na questão climática em 10 anos, diz estudo
![]()
O governo dos Estados Unidos gastará mais de 500 bilhões de dólares em tecnologia climática e energia limpa na próxima década sob três leis recentemente promulgadas, mostrou uma análise da organização sem fins lucrativos RMI.
A contagem é baseada nas leis de Redução da Inflação e CHIPS deste mês e na Lei de Empregos e Investimentos em Infraestrutura do ano passado. Juntas, elas financiam pesquisas e estudos iniciais relacionados ao clima e apoiam a manufatura.
“Juntas, elas formam uma política industrial verde coerente, no sentido de que há indústrias estratégicas em que se concentram e um conjunto de ferramentas projetadas para acelerar a produção na cadeia de suprimentos”, disse Lachlan Carey, coautor do relatório publicado nesta segunda-feira.
O total estimado de 514 bilhões de dólares inclui 362 bilhões de dólares da lei de combate à inflação, 98 bilhões de dólares da lei de infraestrutura e 54 bilhões de dólares da lei CHIPS, apoiada de forma bipartidária, embora o Congresso tenha que aprovar mais legislações para que parte do financiamento seja liberado. A análise exclui gastos adicionais com agricultura e clima relacionadas à terra.
O gasto federal anual em clima e energia limpa nos próximos cinco anos será cerca de 15 vezes maior que o dos anos 1990 e início dos anos 2000 e cerca do triplo dos últimos anos, segundo o estudo.
As estimativas do governo dos EUA mostram que a energia renovável está se tornando uma parte maior da produção.
Mas os autores do estudo disseram que a ação climática precisa ser acelerada.
"É um processo longo que não temos tempo para ser tão longo. Como a energia solar e a eólica levaram 40 anos - temos 10 anos", disse Jun Shepard, outra coautora.
0 comentário
Chanceler do Irã diz que agora cabe aos EUA aceitar plano de 7 dias
Dólar fecha em leve baixa com eleição, exterior e IPCA-15 no foco
Ibovespa fecha em queda pressionado por Petrobras
Juros futuros caem em dia de baixa do petróleo e IPCA-15, com eleição em foco
Preço do diesel S-10 sobe 6,5% em setembro e atinge maior valor desde abril, aponta ANP
Putin diz que todas propostas de paz para Ucrânia estão em discussão, mas que Rússia pesa seus interesses