Moraes restabelece decreto que reduzia alíquotas de IPI

Publicado em 16/09/2022 18:53

Logotipo Reuters

SÃO PAULO (Reuters) - O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), revogou nesta sexta-feira a liminar em que havia suspendido a redução de alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre produtos de todo o país que também sejam fabricados na zona franca de Manaus.

A decisão leva em conta que norma posterior restabeleceu as alíquotas do IPI para 109 produtos fabricados na zona franca, o que garante a preservação de mais de 97% do faturamento local, segundo o magistrado.

Moraes já suspendeu mais de uma vez decretos do governo que reduziam em 35% as alíquotas do IPI. Segundo o governo, essas idas e vindas judiciais geram incertezas e há empresas recolhendo o imposto integralmente, outras recolhendo com redução de 25% e outras com menos 35%.

Na liminar, deferida em agosto, o ministro considerou que decreto presidencial ameaçava o polo econômico da zona franca, já que a isenção de IPI é seu principal incentivo.

Porém, o governo editou novo decreto determinando a redução de 35% no IPI da maioria dos itens fabricados no Brasil e, ao mesmo tempo, preservou a competitividade dos produtos locais.

O novo decreto manteve as alíquotas do IPI para 109 produtos fabricados na ZFM, que se somaram a 61 produtos listados na norma anterior.

A medida se deu após tratativas conduzidas pela Superintendência da Zona Franca com os principais atores regionais, visando afastar os impactos da redução tarifária sobre o modelo de desenvolvimento regional definido pela Constituição Federal para o polo industrial.

A decisão atende Ações Diretas de Inconstitucionalidade contra decretos presidenciais anteriores, com os solicitantes alegando que os decretos não observam a seletividade imposta pela Constituição ao IPI e alteram completamente o equilíbrio na competitividade do modelo econômico da zona franca.

(Por Aluísio Alves)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • nelson hauck cruz alta - RS

    Deus, abençoe o bem. Destrua o mal, Amem

    3
    • carlo meloni sao paulo - SP

      ESTAMOS COM A DELINQUENCIA INSTALADA NO STF ------DE 15 OPERAÇOES DAS URNAS ELETRONICAS 10 SAO TERCEIRIZADAS E SAO EXATAMENTE AQUELAS QUE FAZEM A CONTAGEM DOS VOTOS -----EMPRESA SMARTMATIC VENEZUALANA ----PROBANK / ENGETECH A ENGETECH E" DE FACHADA TENDO EM VISTA QUE A PROBAMK SE ENVOLVEU EM FRAUDES ELEITORAIS COMPROVADAS-----SAO TERCEIRIZADAS SEM CONCORRENCIA----TRANSAT ------POSITIVO DE PROPRIEDADE DE ORIOVISTO GUIMARAES DO PODEMOS----INTRASOLUÇOES ACUSADA DE FRAUDAR ELEIÇOES EM ANGOLA----ATLANTICA DO MARIDO DE ROSEANA SARNEY-----INDRA SOLUÇOES CUJO PRPRIETARIO E" O PARTIDO SOCIALISTAS ESPANHOES QUE AJUDOU PETROS A SE ELEGER NA COLOMBIA ETC ETC

      6
    • carlo meloni sao paulo - SP

      E EVIDENTE QUE TODA ESSA RESISTENCIA DO TSE EM DIFICULTAR A AUDITORIA AO SISTEMA ELEITIVO TEM A FINALIDADE DE ESCONDER .......ALGO PREJUDICIAL AO PROPRIO TSE

      8
    • carlo meloni sao paulo - SP

      A POSITIVO DO PODEMOS, PODERA " TRABALHAR PARA APAGAR O MORO

      5
    • carlo meloni sao paulo - SP

      QUEM NAO DEVE NAO TEME,,, PARA QUE ESCONDER?

      9
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Ha momentos que ficar calado e' pecado -----Oriana Fallaci

      9
    • carlo meloni sao paulo - SP

      BARROSO, AO SER QUESTIONADO, FICOU GAGUEJANDO,... POR FIM DISSE QUE NAO ESTAVA TERCEIRIZANDO MAS ESTAVA CONTRATANDO SERVIÇOS DE TERCEIROS--- ESTAMOS COM A PIOR ESPECIE DE GENTE

      7