Kremlin diz que sistemas Patriot dos EUA na Ucrânia seriam um alvo legítimo
![]()
(Reuters) - O Kremlin disse nesta quarta-feira que os sistemas de defesa antimísseis Patriot dos Estados Unidos seriam um alvo legítimo para ataques russos contra a Ucrânia, caso os Estados Unidos autorizem a entrega deles para apoiar Kiev.
Washington está finalizando os planos para enviar o sistema de defesa antimísseis Patriot para a Ucrânia, uma decisão que pode ser anunciada ainda nesta semana, disseram três autoridades dos EUA à Reuters na terça-feira.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que os Patriots seriam "definitivamente" um alvo para a Rússia, mas que não comentaria relatos não confirmados da mídia.
Patriot é considerado um dos mais avançados sistemas de defesa aérea dos EUA, inclusive contra aeronaves, mísseis de cruzeiro e mísseis balísticos. Normalmente inclui lançadores junto com radar e outros veículos de apoio.
O Pentágono diz que a recente onda de ataques de mísseis da Rússia na Ucrânia é parcialmente projetada para esgotar os suprimentos de defesa aérea de Kiev para que ela possa dominar os céus acima do país. Por essa razão, os Estados Unidos e seus aliados têm entregado mais defesas aéreas para Kiev.
(Reportagem da Reuters)
0 comentário
Dólar fecha estável após leilões do BC, mas sobe 2,18% na semana
Congresso aprova Orçamento de 2026 com R$61 bi de emendas e superávit de R$34,5 bi
Brasil espera que acordo Mercosul-UE seja assinado o mais rápido possível, diz Alckmin
Taxas dos DIs caem na contramão dos Treasuries em dia de ajustes
Ações europeias fecham em máxima recorde impulsionadas por setor de defesa
Comissão do Congresso aprova Orçamento de 2026, texto vai a plenário