Protestos no Peru bloqueiam estradas e forçam o fechamento de cinco aeroportos

Publicado em 16/12/2022 14:16

Logotipo Reuters

Por Marco Aquino

 

 

LIMA (Reuters) - Manifestantes bloqueavam estradas importantes e forçaram o fechamento de cinco aeroportos no Peru em meio a protestos violentos que recrudesceram nesta sexta-feira e deixaram pelo menos 16 mortos, após a deposição e prisão do ex-presidente Pedro Castillo.

Oito pessoas foram mortas na quinta-feira em confrontos entre forças de segurança e manifestantes em Ayacucho, segundo autoridades locais, depois que um painel da Suprema Corte ordenou a prisão preventiva de 18 meses para Castillo enquanto ele é investigado por acusações de "rebelião e conspiração".

Os manifestantes pedem eleições antecipadas, o fechamento do Congresso, uma assembléia constituinte e a renúncia da nova presidente Dina Boluarte , que substituiu Castillo depois que ele foi afastado do cargo por votação do Congresso horas depois de tentar dissolver o Parlamento.

Castillo nega irregularidades e diz que continua sendo o presidente legítimo do país.

O número de mortos nos protestos pode chegar a 20, disse Eliana Revollar, chefe da defensoria pública do Peru, em entrevista à rádio local RPP.

Em Ayacucho, os manifestantes incendiaram o Judiciário local e o gabinete da promotoria, e as forças de segurança usaram armas para repelir ataques ao aeroporto e outros lugares, disse Revollar.

Uma queixa-crime foi apresentada aos promotores especializados em direitos humanos da província de Ayacucho, Huamanga, a fim de determinar "a responsabilidade pelas graves violações que têm afetado a vida e a integridade das pessoas", informou a defensoria em comunicado.

O governo de Boluarte anunciou um estado de emergência na quarta-feira, concedendo poderes especiais à polícia e limitando as liberdades, incluindo o direito de reunião, mas parece ter tido pouco efeito em conter os protestos.

(Reportagem de Marco Aquino)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário