UE considera baixar teto do preço do gás para obter acordo no bloco

Publicado em 18/12/2022 14:19 e atualizado em 19/12/2022 08:45

Logotipo Reuters

Por Kate Abnett

BRUXELAS (Reuters) - Os países da União Europeia estão considerando uma proposta para limitar os preços do gás a patamares mais baixos do que o sugerido até agora, antes da reunião de ministros de energia do bloco na segunda-feira para tentar aprovar a medida, de acordo com um documento visto pela Reuters. 

Após meses de negociação e duas reuniões ministeriais de emergência sobre a proposta da UE para um teto, os países não chegaram a um consenso sobre o assunto e estão em desacordo sobre se isso pode aliviar ou piorar a crise energética. 

A República Tcheca, que detém a presidência rotativa da UE, elaborou um esboço de um novo compromisso para tentar acabar com o impasse na segunda-feira. 

Sua proposta acionaria um teto se os preços do contrato de primeiro mês do centro de gás da Dutch Title Transfer Facility (TTF) excederem 188 euros por megawatt-hora por três dias.

Isso é bem menos do que os 275 euros/MWh originalmente sugerido pela Comissão Europeia, que os países pró-teto, incluindo Bélgica, Polônia e Grécia, descartaram como muito alto. Eles disseram que o limite precisa ser inferior a 200 euros para enfrentar os altos preços do gás que têm impactado as contas dos consumidores.

A Rússia era o maior fornecedor de gás da UE antes de invadir a Ucrânia em fevereiro. Desde então, Moscou cortou a maior parte do gás que envia para a Europa, elevando os preços e levando a uma inflação recorde. 

Mas o maior mercado de gás da Europa, composto por Alemanha, Holanda e Áustria, se opõe ao teto, que, segundo eles, pode atrapalhar o funcionamento dos mercados de energia do continente e desviar cargas de gás necessárias para outras regiões onde os preços não são limitados. 

De acordo com a proposta mais recente, compartilhada com os países da UE no sábado, o valor do teto da UE não cairia abaixo de 188 euros/MWh, mesmo que o preço de referência do gás natural liquefeito (GNL) recuasse para patamares muito mais baixos.

Mas se o preço de referência do GNL subir para níveis mais elevados, então o teto do preço do gás na UE se moveria junto, mantendo-se 35 euros/MWh acima do preço do GNL - sistema concebido para garantir que o bloco licite acima dos preços de mercado, caso necessário, para atrair combustível escasso. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário