Situação de abastecimento de gás está "menos tensa", diz agência reguladora alemã
![]()
FRANKFURT/BERLIM (Reuters) - A situação do abastecimento de gás na Alemanha está "menos tensa" agora do que no início do inverno, disse a Agência Federal de Redes da Alemanha nesta quinta-feira, refletindo as temperaturas mais amenas e os níveis de armazenamento mais cheios que estão ajudando a principal economia da Europa.
Consideravelmente menos gás foi usado na 52ª semana do calendário de 2022 do que nos anos anteriores, escreveu o chefe da agência, Klaus Mueller, no Twitter antes do anúncio. O consumo caiu 30% em relação à média dos últimos quatro anos.
"No geral, a Agência Federal de Redes avalia a situação como menos tensa do que no início do inverno. Uma escassez de gás neste inverno está se tornando cada vez mais improvável", afirmou na quinta-feira em seu relatório diário.
"No entanto, uma deterioração da situação ainda não pode ser descartada. O consumo econômico de gás continua importante."
Os comentários fornecem algum alívio após meses de incerteza para a indústria alemã, que foi atingida por uma parada repentina no fornecimento de gás russo e pelos preços mais altos de energia.
Os níveis de armazenamento atualmente estão em 90,72%, muito acima do limite de 40% que Mueller disse que seria crítico no início de fevereiro.
(Reportagem de Christoph Steitz e Rachel More)
0 comentário
Arrecadação federal soma R$226,8 bi em novembro, interrompe desaceleração e bate recorde no mês
ANP autoriza início da produção na P-78 no campo de Búzios
Wall Street sobe com recuperação do setor de tecnologia
Economia da China cresceu abaixo de 3% em 2025, metade da meta oficial, diz Rhodium Group
Brasil teve 2025 marcado pelo choque de juros, atenção às contas públicas e apoio fundamental do agro
Dados do FMI mostram estabilização de fatia do dólar nas reservas globais