Campos Neto defende autonomia do BC em meio a críticas do governo Lula

Publicado em 07/02/2023 11:51 e atualizado em 07/02/2023 12:39

Logotipo Reuters

Por Luana Maria Benedito

SÃO PAULO (Reuters) - O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse nesta terça-feira que a independência do Banco Central é importante porque desconecta o ciclo da política monetária do ciclo político, comentário que veio em meio a fortes críticas do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à autonomia da autarquia e ao patamar da taxa de juros.

Em palestra no evento 2023 Milken South Florida Dialogues, em Miami, Campos Neto usou a maior parte de seu discurso para falar sobre temas de inovação digital, mas disse brevemente em resposta a uma pergunta que a independência do BC é "muito importante", por várias razões diferentes.

"A principal razão no caso da autonomia do Banco Central é que desconecta o ciclo da política monetária do ciclo político, porque eles têm durações diferentes e interesses diferentes. Quanto mais independente você é, mais eficaz você é, menos o país pagará em termos de custo de ineficiência da política monetária", disse Campos Neto antes de voltar a falar sobre a agenda de inovação da autarquia.

Lula e membros de sua administração têm criticado de forma recorrente a taxa de juros elevada, atualmente em 13,75%, e a independência do BC, com o petista afirmando que a instituição não faz mais agora do que quando seu presidente era trocado sempre que um novo governo assumia. O mercado financeiro tem reagido mal a esses atritos, temendo tentativas de intervenção do Executivo na autoridade monetária.

No evento desta terça-feira, Campos Neto defendeu a importância da criação de um real digital, dizendo que o Banco Central busca se mover em direção a um sistema que integre a divisa digital ao Pix e ao Open Finance.

Em apresentação preparada para a palestra, o presidente do BC disse que "nossa ideia é iniciar um projeto piloto em 2023 e, se tudo correr como planejado, a CBDC (moeda digital de banco central) brasileira pode estar funcionando no final de 2024 ou no início de 2025".

Em dezembro do ano passado, Campos Neto havia dito que a autarquia pretendia lançar o real digital em 2024, sem especificar em que período do ano isso aconteceria.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário