Gerdau tem queda no lucro no 4º tri, eleva investimento para 2023

Publicado em 01/03/2023 09:08

Logotipo Reuters

SÃO PAULO (Reuters) - A Gerdau teve lucro líquido ajustado de 1,33 bilhão de reais no quarto trimestre do ano passado, queda de 61,7% sobre o desempenho de um ano antes, em resultado pressionado em parte por queda de vendas e na produção de aço.

 

 

A companhia teve desempenho operacional medido pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado de 3,63 bilhões de reais, recuo de 39,3% na comparação anual.

Analistas, em média, esperavam lucro líquido de 1,99 bilhão de reais para a Gerdau nos três últimos meses de 2022 e Ebitda de 3,79 bilhões, segundo dados da Refinitiv.

Uma das maiores produtoras de aço das Américas, a Gerdau divulgou projeção de investimento este ano de 5 bilhões de reais, dos quais 70% destina-se "à modernização, crescimento e atualização tecnológica na região de Minas Gerais".

A Gerdau havia informado em dezembro que deveria apresentar até fevereiro plano de reforma do alto forno 1 da usina da empresa em Ouro Branco (MG), em um amplo plano de reformas na instalação que deverá levar 10 anos de investimentos.

A Gerdau informou ainda nesta quarta-feira que seu conselho de administração aprovou um aumento de capital de 966 milhões de reais e uma bonificação em ações aos acionistas na proporção de 1 para 20.

O conselho da Gerdau ainda aprovou pagamento de dividendo de cerca de 333 milhões de reais, enquanto a holding Metalúrgica Gerdau aprovou remuneração de cerca de 103 milhões.

No quarto trimestre, a companhia teve queda de 15,6% nas vendas de aço, a 2,67 milhões de toneladas, sobre o mesmo período de 2021. Na comparação com o terceiro trimestre do ano passado, a produção encolheu cerca de 9%.

O fluxo de caixa líquido da Gerdau recuou quase 67% no quarto trimestre, enquanto o investimento subiu 38,5% e a alavancagem apresentou leve alta para 0,33 vez dívida líquida sobre Ebitda ajustado ante 0,30 vez no final de 2021.

(Por Alberto Alerigi Jr.)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário