Biden desafia republicanos com orçamento que eleva impostos e prepara candidatura para 2024
![]()
Por Andrea Shalal
WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, viajará para o Estado da Pensilvânia nesta quinta-feira para apresentar um plano orçamentário federal repleto de propostas de gastos e impostos mais altos para os ricos que formarão uma plataforma para sua esperada candidatura à reeleição em 2024.
O plano de Biden, que ressuscita muitos itens retirados do plano orçamentário do ano passado, enfrenta uma oposição ainda mais dura no Congresso este ano, depois que os republicanos conquistaram o controle da Câmara dos Deputados nas eleições de meio de mandato de novembro.
A proposta desafia diretamente a ameaça do presidente da Câmara, o republicano Kevin McCarthy, de bloquear um aumento no limite de 31,4 trilhões de dólares para empréstimos federais, a menos que Biden concorde em controlar os gastos federais.
O presidente democrata destacará os planos para reduzir o déficit do país em quase 3 trilhões de dólares em 10 anos, aumentando os impostos sobre aqueles que ganham mais de 400.000 dólares por ano e encerrando os incentivos fiscais corporativos decretados em 2017 pelo então presidente Donald Trump.
Uma autoridade da Casa Branca, que não está autorizada a falar publicamente, comparou a visão de Biden com a dos republicanos, dizendo que o orçamento reduziria o déficit dos EUA e aliviaria custos para as famílias.
O plano orçamentário de Biden propõe financiar despesas mais altas e limitar o déficit, impondo um imposto mínimo de 25% aos bilionários e dobrando o imposto sobre ganhos de capital de 20%, disse a autoridade da Casa Branca. Biden também disse que o orçamento proporá quadruplicar um imposto de recompra de ações de 1%, ao mesmo tempo em que perseguirá corporações e indivíduos ricos que deixarem de pagar impostos.
Biden promete proteger aqueles que ganham menos de 400.000 dólares por ano de aumentos de impostos e salvaguardar a Previdência Social, o Medicare e o Medicaid.
(Por Andrea Shalal e Trevor Hunnicutt, reportagem adicional de David Morgan)
0 comentário
Ibovespa fecha em queda com realização de lucros antes do Carnaval
Dólar sobe ante o real com busca por proteção antes do Carnaval
Ministros suspeitam que reunião sobre Master foi gravada clandestinamente
Wall Street caminha para perdas semanais, com quedas em tecnologia compensando alívio inflacionário
Suzano vai fazer novo reajuste de preços em todos os mercados em março
Chefe da OMC pede reforma do sistema comercial global