Sunak e Macron discutirão imigração e Ucrânia ao restabelecer relações entre os países
![]()
Por Michel Rose e Alistair Smout
PARIS/LONDRES (Reuters) - O primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, visitará o presidente da França, Emmanuel Macron, na sexta-feira, sob a expectativa de aprofundar a cooperação entre os países na questão da imigração e da Ucrânia e consolidar um recomeço na relação após anos de disputas pelo Brexit.
Nas discussões em Paris, Sunak, que se tornou primeiro-ministro em outubro, espera capitalizar o otimismo renovado para acabar com anos de tensão sobre questões que vão desde a imigração até a pesca.
Os laços bilaterais, que ficaram mais tensos desde que o Reino Unido votou para deixar a União Europeia em 2016, foram fortalecidos pelo apoio dos países à Ucrânia desde a invasão da Rússia, e o encontro é visto como uma chance de aprofundar ainda mais as relações.
"A prioridade desta cúpula é reconectar", disse um assessor presidencial francês.
A reunião também ocorre no momento em que as relações entre o Reino Unido e a UE também melhoraram à luz do Windsor Framework - um novo acordo com o bloco que visa corrigir problemas com os acertos comerciais pós-Brexit da Irlanda do Norte.
No final deste mês, o rei Charles também viajará para a França em sua primeira visita de Estado como monarca.
Sunak e Macron estabeleceram uma conexão pessoal na cúpula COP27 no Egito em novembro, durante seu primeiro encontro presencial, duas semanas depois de Sunak se tornar primeiro-ministro, com o relacionamento caloroso rotulado como "Le Bromance" nos jornais britânicos.
Em novembro, Reino Unido e França assinaram um acordo no valor de 72,2 milhões de euros para intensificar os esforços a fim de impedir que imigrantes ilegais façam viagens perigosas pelo Canal da Mancha.
(Reportagem de Michel Rose em Paris e Alistair Smout em Londres)
0 comentário
Ibovespa fecha em queda com realização de lucros antes do Carnaval
Dólar sobe ante o real com busca por proteção antes do Carnaval
Ministros suspeitam que reunião sobre Master foi gravada clandestinamente
Wall Street caminha para perdas semanais, com quedas em tecnologia compensando alívio inflacionário
Suzano vai fazer novo reajuste de preços em todos os mercados em março
Chefe da OMC pede reforma do sistema comercial global