Ibovespa recua mais de 1% de olho em crise do SVB
![]()
SÃO PAULO (Reuters) - A bolsa de valores de São Paulo recuava nesta segunda-feira, pressionada por um ambiente externo marcado pelo colapso do banco norte-americano SVB, que causou uma onda de venda de ações do setor na Europa e na Ásia.
O Silicon Valley Bank, um dos principais bancos dos Estados Unidos especializado em atendimento de startups de tecnologia, foi fechado na sexta-feira e na noite de domingo reguladores bancários do país garantiam que os correntistas da instituição continuarão com acesso aos recursos depositados no banco.
O fechamento do banco ocorreu após aumentos nas taxas de juros que afetaram empresas de tecnologia iniciantes e uma tentativa fracassada de aumento de capital da instituição que estimulou uma corrida de saques.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta segunda-feira que conversou no fim de semana com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, sobre potenciais impactos da crise no SVB e comentou em entrevista a jornalistas que ação do Fed sobre o banco norte-americano foi positiva.
"Vamos ver se ao longo do dia a autoridade monetária do Brasil terá que tomar alguma providência em termos de efeitos sobre economias periféricas após o colapso do SVB", disse Haddad.
Apesar da ação das autoridades norte-americanas ter trazido algum alívio nas tensões e indicações de que o ciclo de aperto monetário do Federal Reserve pode ter um ponto final mais baixo, o setor bancário recuou na Ásia e era pressionado em bolsas europeias, com papéis do Credit Suisse desabando mais de 13%.
Às 10h34, o Ibovespa mostrava baixa de 1,2%, a 102.339,43 pontos.
Enquanto isso, as ações de bancos também mostravam perdas, com Itaú Unibanco recuando 0,9%, Bradesco em baixa de 1,1%, Banco do Brasil, caindo 1,2% e Santander Brasil se desvalorizando cerca de 1%.
Na outra ponta, empresas de varejo lideravam os ganhos, com Magazine Luiza subindo cerca de 4% e Via avançando 5,5%.
0 comentário
Ibovespa fecha em queda com realização de lucros antes do Carnaval
Dólar sobe ante o real com busca por proteção antes do Carnaval
Ministros suspeitam que reunião sobre Master foi gravada clandestinamente
Wall Street caminha para perdas semanais, com quedas em tecnologia compensando alívio inflacionário
Suzano vai fazer novo reajuste de preços em todos os mercados em março
Chefe da OMC pede reforma do sistema comercial global