Taiwan exibe drones para "guerra assimétrica" com a China e cita Ucrânia
![]()
Por Yimou Lee e Ann Wang
TAICHUNG, Taiwan (Reuters) - Taiwan exibiu novos modelos de seus drones militares produzidos localmente nesta terça-feira, dizendo que eles são essenciais para sua capacidade de "guerra assimétrica" a fim de tornar suas forças mais ágeis se tiverem que enfrentar um exército chinês muito maior.
A China, que nunca renunciou ao uso da força para colocar Taiwan sob seu controle, tem intensificado a atividade militar perto da ilha governada democraticamente para forçá-la a aceitar a soberania chinesa, apesar das objeções de Taiwan.
A guerra na Ucrânia deu nova urgência aos esforços militares de Taiwan para reforçar a defesa, incluindo o desenvolvimento de drones.
Em uma rara exibição de suas capacidades de drones, o Instituto Nacional Chung-Shan de Ciência e Tecnologia (NCSIST), de propriedade militar, apresentou seus modelos mais recentes, incluindo o drone de vigilância Albatross II e drones de combate que operam com satélites do sistema de posicionamento global.
O chefe do NCSIST, Art Chang, disse que a guerra na Ucrânia concentrou atenção nos drones, e sua instituição se uniu a empresas de Taiwan para formar uma "equipe nacional" para desenvolver drones militares.
Os militares de Taiwan anunciaram uma parceria com empresas destinada a produzir 3.000 drones no próximo ano.
Chi Li-Pin, diretor da Divisão de Pesquisa de Sistemas Aeronáuticos do NCSIST, afirmou que as forças armadas devem aumentar a adoção de drones em suas estratégias.
A presidente Tsai Ing-wen defendeu a ideia de "guerra assimétrica" para tornar as forças de Taiwan mais móveis e mais difíceis de atacar.
A China tem enviado seus drones para áreas próximas a Taiwan para testar suas respostas, disse o Ministério da Defesa da ilha.
(Por Yimou Lee e Ann Wang)
0 comentário
Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde