Confiança do consumidor dos EUA diminui em março; expectativas de inflação caem
![]()
WASHINGTON (Reuters) - A confiança do consumidor norte-americano caiu pela primeira vez em quatro meses em março, embora as famílias esperem que a inflação diminua nos próximos 12 meses e além, mostrou uma pesquisa nesta sexta-feira.
A leitura preliminar de fevereiro da Universidade de Michigan sobre o índice geral de confiança do consumidor chegou a 63,4, abaixo dos 67 do mês anterior. Economistas consultados pela Reuters previam uma leitura preliminar de 67,0.
"A queda deste mês já havia sido totalmente estimada antes da quebra do Silicon Valley Bank, quando cerca de 85% de nossas entrevistas para esta divulgação preliminar estavam concluídas", disse a diretora de pesquisas de consumidores, Joanne Hsu.
O declínio na confiança se concentrou entre os consumidores de baixa renda, menos educados e mais jovens, acrescentou Hsu.
A leitura da pesquisa para as expectativas de inflação de um ano caiu a 3,8%, a menor marca desde abril de 2021, de 4,1% em fevereiro. A perspectiva de inflação de cinco anos caiu para 2,8%, ficando abaixo da estreita faixa de 2,9% a 3,1% apenas pela segunda vez nos últimos 20 meses.
(Por Lucia Mutikani)
0 comentário
Wall Street avança com rali em setor de tecnologia
Ibovespa fecha em leve queda descolado do exterior
Dólar tem alta firme e se aproxima de R$5,60 com remessas ao exterior
Índice europeu tem pouca variação em início de semana mais curta por feriado
Arrecadação federal soma R$226,8 bi em novembro, interrompe desaceleração e bate recorde no mês
ANP autoriza início da produção na P-78 no campo de Búzios