Preços ao produtor da zona do euro caem pelo quinto mês consecutivo em fevereiro
![]()
BRUXELAS (Reuters) - Os preços ao produtor da zona do euro caíram pelo quinto mês consecutivo e mais do que o esperado em fevereiro, quase inteiramente devido à queda nos preços da energia.
A agência de estatísticas da UE, Eurostat, disse nesta terça-feira que os preços nos portões das fábricas nos 20 países que usam o euro caíram 0,5% no comparativo mensal em fevereiro, para um aumento de 13,2% na base anual.
Isso marca uma desaceleração constante em relação ao pico de 43,4% em agosto, quando os preços da energia estavam mais que o dobro do nível do ano anterior.
Economistas consultados pela Reuters esperavam uma queda mensal nos preços de 0,3% e uma desaceleração em relação ao ano anterior para 13,3%.
Os preços da energia caíram 1,6%, embora ainda tenham subido 17,4% em relação ao ano anterior, quando a Rússia invadiu a Ucrânia.
Sem os preços voláteis de energia, a inflação ao produtor subiu 0,2% na comparação mensal e 10,2% na anual.
Os preços ao produtor são um sinal precoce das tendências inflacionárias porque suas mudanças geralmente são transferidas para os consumidores finais.
A inflação ao consumidor caiu para 6,3% em março, mas a inflação subjacente atingiu um novo recorde histórico. O Banco Central Europeu quer manter a inflação em 2,0% e tem aumentado repetidamente as taxas de juros para conter o crescimento dos preços.
(Reportagem de Philip Blenkinsop)
0 comentário
Ibovespa fecha em queda com realização de lucros antes do Carnaval
Dólar sobe ante o real com busca por proteção antes do Carnaval
Ministros suspeitam que reunião sobre Master foi gravada clandestinamente
Wall Street caminha para perdas semanais, com quedas em tecnologia compensando alívio inflacionário
Suzano vai fazer novo reajuste de preços em todos os mercados em março
Chefe da OMC pede reforma do sistema comercial global