Secretário da Fazenda diz que medidas do governo abrirão caminho para afrouxamento monetário
![]()
SÃO PAULO (Reuters) -O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Mello, afirmou nesta segunda-feira que as medidas recentes do governo no âmbito fiscal abrirão espaço para afrouxamento monetário por parte do Banco Central.
Em entrevista à GloboNews, Mello disse que, a partir do momento em que a autarquia reconhece as qualidades da proposta do governo, que impede que os gastos federais cresçam mais do que a arrecadação, ela também incorpora isso aos seus modelos.
"A partir dessa incorporação aos modelos, abre-se o caminho tanto do ponto de vista das variáveis macroeconômicas reais quanto do ponto de vista da percepção das expectativas dos agentes para um ciclo de afrouxamento monetário o mais breve possível para harmonizar as políticas fiscal e monetária", argumentou o secretário, engrossando o coro de pedidos de membros do governo por cortes de juros.
A taxa Selic está atualmente em 13,75%, e tem sido alvo de críticas recorrentes do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que diz que esse nível mina o crescimento econômico e a oferta de crédito.
Nesse contexto, Mello disse que o governo vai anunciar uma série de medidas para melhorar o mercado de crédito e aumentar a competitividade com "taxas melhores para os clientes".
Na entrevista, o secretário disse ainda que o governo está muito otimista com a recepção do arcabouço fiscal no Congresso, onde o texto deve chegar até terça-feira.
"Quanto ao Congresso Nacional, nós estamos muito otimistas... os presidentes das duas Casas, deram declarações positivas, otimistas, reconhecendo o bom trabalho desenvolvido pela área econômica do governo em construir uma regra que unifica responsabilidade fiscal e responsabilidade social", afirmou Mello.
O secretário acrescentou que o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, "também já se manifestou positivamente sobre o novo arcabouço fiscal" e pediu uma compreensão sobre o processo de aprovação no Legislativo.
(Reportagem de Eduardo Simões e Fernando CardosoTexto de Camila Moreira e Luana Maria BeneditoEdição Alberto Alerigi Jr.)
0 comentário
Ibovespa fecha em queda com realização de lucros antes do Carnaval
Dólar sobe ante o real com busca por proteção antes do Carnaval
Ministros suspeitam que reunião sobre Master foi gravada clandestinamente
Wall Street caminha para perdas semanais, com quedas em tecnologia compensando alívio inflacionário
Suzano vai fazer novo reajuste de preços em todos os mercados em março
Chefe da OMC pede reforma do sistema comercial global