Crescimento da atividade de serviços na China desacelera e, abril, mostra PMI do Caixin
![]()
Por Liangping Gao e Ryan Woo
PEQUIM (Reuters) - A atividade de serviços da China cresceu pelo quarto mês em abril, mostrou uma pesquisa do setor privado nesta sexta-feira, com as empresas se beneficiando de um retorno aos níveis pré-pandemia de demanda e produção, embora o ímpeto tenha diminuído.
O Índice de Gerentes de Compras (PMI) de serviços do Caixin/S&P Global ficou em 56,4 em abril, acima da marca de 50 pontos que separa expansão de contração, mas abaixo dos 57,8 do mês anterior.
Os números ecoaram o PMI oficial divulgado no domingo, que também mostrou um ritmo menor de expansão.
Analistas alertam que o ímpeto pode diminuir ainda mais, já que o consumo doméstico ainda não se recuperou totalmente e que mais apoio é necessário.
O consumo exigirá mais suporte e estímulo, já que o crescimento dos lucros corporativos, da renda das pessoas e da receita fiscal ficou atrás da expansão econômica no primeiro trimestre, disse Bruce Pang, economista-chefe da Jones Lang LaSalle.
A atividade de produção das empresas de serviços pesquisadas e os novos pedidos, incluindo novas encomendas de exportação, aumentaram pelo quarto mês consecutivo em abril.
O grupo Caixin atribuiu o aumento da atividade ao retorno às condições operacionais mais normais, à medida que o impacto do Covid-19 continuava diminuindo.
Mas as despesas operacionais atingiram o maior nível em 12 meses, impulsionadas por custos mais altos com pessoal e preços elevados de matérias-primas.
No entanto, os esforços para atrair novos pedidos limitaram a capacidade das empresas de repassar os custos crescentes aos clientes.
0 comentário
Ibovespa fecha em queda com realização de lucros antes do Carnaval
Dólar sobe ante o real com busca por proteção antes do Carnaval
Ministros suspeitam que reunião sobre Master foi gravada clandestinamente
Wall Street caminha para perdas semanais, com quedas em tecnologia compensando alívio inflacionário
Suzano vai fazer novo reajuste de preços em todos os mercados em março
Chefe da OMC pede reforma do sistema comercial global