Ações europeias sobem na 6ª-feira com impulso de energia e HSBC, mas têm segunda semana consecutiva de queda
![]()
Por Shreyashi Sanyal
(Reuters) - As ações europeias terminaram a sexta-feira em terreno sólido, auxiliadas por uma alta nos papéis do HSBC e de empresas de energia que acompanharam uma recuperação nos preços do petróleo, mas encerraram uma semana repleta de reuniões dos principais bancos centrais e balanços pesados com um declínio.
O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em alta de 1,08%, a 465,31 pontos, com o índice do setor de petróleo e gás na liderança dos ganhos, subindo 2,7% depois que os preços do petróleo se firmaram.
Mas a queda dos preços do petróleo durante grande parte da semana significou que o setor de energia europeu registrou seu pior desempenho semanal em sete semanas. O STOXX 600 marcou seu segundo declínio semanal, com queda de 0,3%, ainda menor do que o índice S&P 500 que recua 1,2%.
Impulsionando o principal índice no dia, o HSBC <HSBA.LL avançou 2,7% depois de ter derrotado uma tentativa de dividir o banco e realizar uma cisão dos seus lucrativos negócios asiáticos em sua reunião anual de investidores em Birmingham, na Inglaterra, mas ainda enfrentou uma rebelião contra seu conselho e pagamento de chefes do alto escalão.
Nesta semana, o Federal Reserve subiu sua taxa básica em 0,25 ponto percentual conforme o esperado, enquanto o BCE elevou as taxas de juros em 0,25 ponto percentual para 3,25%, o menor aumento em seu ciclo de alta de juros que começou no ano passado, mas sinalizou mais aperto monetário no futuro.
Uma pesquisa do BCE mostrou que a inflação da zona do euro pode ser menor nos próximos anos do que o esperado anteriormente, mas pode ficar acima da meta de 2% do BCE mais adiante.
Para a semana, ações de mídia foram as maiores quedas, em baixa de 5,8% no pior desempenho em mais de três anos. O defensivo setor de alimentos e bebidas subiu 1,2%, na liderança dos ganhos semanais.
Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 0,98%, a 7.778,38 pontos.
Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 1,44%, a 15.961,02 pontos.
Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 1,26%, a 7.432,93 pontos.
Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 2,54%, a 27.348,57 pontos.
Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 1,15%, a 9.147,30 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 0,37%, a 6.112,95 pontos.
0 comentário
Ibovespa fecha em queda com realização de lucros antes do Carnaval
Dólar sobe ante o real com busca por proteção antes do Carnaval
Ministros suspeitam que reunião sobre Master foi gravada clandestinamente
Wall Street caminha para perdas semanais, com quedas em tecnologia compensando alívio inflacionário
Suzano vai fazer novo reajuste de preços em todos os mercados em março
Chefe da OMC pede reforma do sistema comercial global