Grandes bancos dos EUA pagarão bilhões para reabastecer fundo de falência
![]()
Por Pete Schroeder
WASHINGTON (Reuters) - Os grandes bancos norte-americanos irão arcar com a maior parte do custo de reabastecer um fundo de seguro de depósitos que foi drenado em 16 bilhões de dólares pelo colapso do Silicon Valley Bank e de duas outras instituições, embora os bancos de médio porte também estejam sob risco, disse a FDIC, agência garantidora de depósitos dos Estados Unidos.
O órgão regulador bancário dos EUA aplicará uma taxa de "avaliação especial" de 0,125% a depósitos não segurados de bancos superiores a 5 bilhões de dólares, com base na quantidade que o banco mantinha no final de 2022, propôs o FDIC em uma reunião do conselho.
Embora a taxa se aplique a todos os bancos, na prática as instituições com mais de 50 bilhões de dólares em ativos cobrirão mais de 95% do custo, disse a agência, enquanto os bancos com menos de 5 bilhões de dólares em ativos não pagarão nenhuma taxa. Espera-se que cerca de 113 bancos paguem o ônus.
Os 14 principais bancos norte-americanos precisarão desembolsar cerca de 5,8 bilhões de dólares por ano, o que pode corroer seus ganhos por ação em uma média de 3%, escreveu Susan Roth Katzke, analista do Credit Suisse, em um relatório.
A taxa será cobrada ao longo de oito trimestres a partir de junho de 2024, mas poderá ser ajustada como perdas estimadas para a mudança do fundo de seguro. O cronograma estendido visa minimizar o impacto na liquidez do banco e espera-se que tenha um impacto insignificante no capital do banco, de acordo com autoridades do FDIC.
A previsão é que o JPMorgan pague uma taxa anual estimada em 1,3 bilhão de dólares, seguido por 1,1 bilhão de dólares do Bank of America e 898 milhões de dólares do Wells Fargo. Os três bancos se recusaram a comentar.
O fundo do FDIC, que garante depósitos bancários de clientes de até 250 mil dólares, totalizava 128,2 bilhões de dólares no final de 2022, segundo a agência.
Os bancos geralmente pagam uma taxa trimestral para financiar o fundo, mas o FDIC disse que a taxa especial era necessária para cobrir os altos custos incorridos após o colapso do Silicon Valley Bank e do Signature Bank em março.
Outros bancos regionais com altas proporções de depósitos não segurados incluem o Comerica Bank, Western Alliance , Zions Bank e Synovus Financial, de acordo com uma análise da Reuters feita no mês passado com base em dados de dezembro.
As ações da Comerica caíram quase 7%, Zions Bancorp e Synovus caíram mais de 4%, enquanto a Western Alliance caiu quase 1%. Os bancos não responderam imediatamente aos pedidos de comentários.
(Por Niket Nishant e Pete Schroeder; reportagem adicional de Manya Saini, Jaiveer Shekhawat, Nupur Anand, Tatiana Bautzer e Saeed Azhar)
((Tradução Redação São Paulo))
REUTERS BC PF
0 comentário
Ibovespa fecha em queda com realização de lucros antes do Carnaval
Dólar sobe ante o real com busca por proteção antes do Carnaval
Ministros suspeitam que reunião sobre Master foi gravada clandestinamente
Wall Street caminha para perdas semanais, com quedas em tecnologia compensando alívio inflacionário
Suzano vai fazer novo reajuste de preços em todos os mercados em março
Chefe da OMC pede reforma do sistema comercial global