Ucrânia comemora primeiro sucesso ofensivo na defesa de Bakhmut

Publicado em 15/05/2023 10:19

Logotipo Reuters

Por Dan Peleschuk

KIEV (Reuters) - O Exército da Ucrânia celebrou nesta segunda-feira os recentes avanços em torno de Bakhmut com sua primeira contraofensiva bem-sucedida na batalha contra as forças russas pelo controle da cidade no leste do país.

Mas Kiev também disse que a situação em Bakhmut é difícil. O lado ucraniano afirmou que Moscou não alterou seu objetivo de capturar a cidade e estava enviando tropas para os arredores de Bakhmut.

Os militares ucranianos disseram na semana passada que começaram a empurrar as forças russas para dentro e ao redor de Bakhmut após meses de combates pesados, e Moscou reconheceu que suas forças recuaram no norte da cidade.

“O avanço de nossas tropas na direção de Bakhmut é o primeiro sucesso de ações ofensivas na defesa de Bakhmut”, disse o coronel general Oleksandr Syrskyi, comandante das forças terrestres, em comunicado publicado no aplicativo de mensagens Telegram.

"Os últimos dias mostraram que podemos avançar e destruir o inimigo mesmo em condições extremamente difíceis", afirmou ele. "Estamos lutando com menos recursos que o inimigo. Ao mesmo tempo, podemos arruinar seus planos."

Espera-se que Kiev lance uma grande contraofensiva em breve para tentar retomar territórios ocupados pela Rússia, mas as autoridades ucranianas indicaram que os ganhos em torno de Bakhmut não sinalizam que o contra-ataque mais amplo tenha começado.

A vice-ministra da Defesa, Hanna Maliar, disse que combates intensos continuavam em Bakhmut e arredores, e que "tudo" é difícil no local.

"Os russos não mudaram seus objetivos. Eles estão enviando tropas de assalto para os arredores de Bakhmut", escreveu ela no Telegram.

A Reuters não pôde verificar de forma independente os relatos do campo de batalha.

(Reportagem adicional de Lidia Kelly em Melbourne)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário