Chefe da Otan diz esperar acordo para ajudar Ucrânia a atingir padrões da aliança
![]()
COPENHAGUE (Reuters) - O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, disse nesta segunda-feira esperar que os aliados concordem com um programa plurianual para ajudar a Ucrânia a avançar em direção aos padrões militares da Otan em uma cúpula em julho em Vilnius.
"Espero que cheguemos a um acordo de um programa plurianual, no qual trabalharemos em como ajudar a Ucrânia a fazer a transição dos padrões, doutrinas e equipamentos da era soviética para os padrões, doutrinas e equipamentos da Otan, e se tornar totalmente interoperável com a Otan", disse Stoltenberg na Cúpula da Democracia em Copenhague via ligação de vídeo.
"Fazer isso também ajudará a Ucrânia a se tornar membro da Otan", declarou ele. A Ucrânia está se esforçando para uma eventual adesão à Otan, à medida que adquire armamento ocidental avançado de apoiadores da aliança para combater uma invasão russa.
Stoltenberg também disse que planeja deixar seu cargo de secretário-geral da Otan quando seu mandato terminar em outubro.
"Deixei claro que não tenho outros planos além de partir neste outono (no hemisfério norte). Ficarei quase o dobro do tempo originalmente planejado. E isso é tudo que tenho a dizer sobre isso. Estou totalmente focado nessa tarefa até meu mandato terminar em outubro."
(Reportagem de Jacob Gronholt-Pedersen e Sabine Siebold)
0 comentário
Ibovespa tem semana de recuperação e volta a flertar com 161 mil pontos
Wall Street cai; temores de bolha de IA e inflação afastam investidores
Governo dos EUA retira Moraes e esposa de lista de sancionados pela Magnitsky
Dólar termina sessão estável ante o real e acumula baixa de 0,40% na semana
Taxas dos DIs cedem em dia de maior acomodação no cenário político e dados de serviços
Alckmin critica nível dos juros no país e diz que já há condição para Selic cair