Suécia diz que permitiria tropas da Otan no país antes de adesão
![]()
ESTOCOLMO (Reuters) - A Suécia permitirá que a Otan estabeleça tropas em seu território antes mesmo de ingressar formalmente na aliança de defesa, disseram o primeiro-ministro e o ministro da Defesa do país nesta sexta-feira.
A Suécia se candidatou no ano passado para ingressar na Otan como resultado da invasão da Ucrânia pela Rússia. As objeções da Turquia e da Hungria têm atrasado a adesão e a Suécia agora espera participar de uma cúpula da aliança militar na Lituânia no próximo mês.
"O governo decidiu que as Forças Armadas suecas podem realizar preparativos com a Otan e os países da Otan para permitir futuras operações conjuntas", disseram o primeiro-ministro Ulf Kristersson e o ministro da Defesa, Pal Jonson.
"Os preparativos podem consistir em basear temporariamente equipamentos e pessoal estrangeiro em território sueco. A decisão envia um sinal claro à Rússia e fortalece a defesa sueca", disseram eles em um artigo de opinião no jornal Dagens Nyheter.
A Rússia pode permanecer no futuro próximo como uma ameaça contra os países vizinhos, disseram eles, que não têm certeza da extensão das ambições territoriais do presidente Vladimir Putin.
A Finlândia, país nórdico que tem uma longa fronteira com a Rússia, aderiu à Otan em abril.
(Reportagem de Anna Ringstrom)
0 comentário
Ibovespa fecha com alta discreta apoiado por Itaú e Bradesco em dia com vencimento de opções
Dólar fecha estável após leilões do BC, mas sobe 2,18% na semana
Congresso aprova Orçamento de 2026 com R$61 bi de emendas e superávit de R$34,5 bi
Brasil espera que acordo Mercosul-UE seja assinado o mais rápido possível, diz Alckmin
PF conclui que Bolsonaro precisa de cirurgia de hérnia
Taxas dos DIs caem na contramão dos Treasuries em dia de ajustes