Início de construção de moradias nos EUA tem pico de 13 meses em maio
![]()
(Reuters) - A construção de residências unifamiliares nos Estados Unidos saltou em maio para o nível mais alto em mais de um ano e as licenças emitidas para construções futuras também subiram, sugerindo que o mercado imobiliário pode estar melhorando depois de sofrer com aumentos dos juros pelo Federal Reserve.
O início de construção de moradias unifamiliares, que representam a maior parte da construção residencial, aumentou 21,7% no mês passado, para uma taxa anual ajustada sazonalmente de 1,631 milhão de unidades, ante 1,34 milhão em abril, informou o Departamento de Comércio nesta terça-feira.
A taxa de maio foi a mais alta desde abril de 2022, que havia sido maior desde 2006.
O mercado imobiliário sofreu o maior impacto da campanha de aperto monetário mais rápida do Fed desde a década de 1980, mas dados recentes sugerem que o pior já pode ter passado.
A taxa média da popular hipoteca fixa de 30 anos caiu um pouco desde a máxima de novembro passado acima de 7%. Ela ficou em média em 6,77% na última semana, de acordo com dados da Mortgage Bankers Association. Mas o aperto das condições de crédito pode dificultar o acesso dos construtores a financiamento para novos projetos.
Depois de elevar os juros em 5 pontos percentuais desde março de 2022, o Fed fez uma pausa neste mês para avaliar os efeitos de suas ações tomadas até agora, mas os aumentos devem ser retomados no próximo mês com a inflação ainda muito alta.
(Reportagem de Dan Burns)
0 comentário
Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde