Motim de grupo mercenário mostra "grande erro estratégico" de Moscou ao atacar Kiev, diz Otan
![]()
BRUXELAS (Reuters) - O motim abortado pelo grupo mercenário russo Wagner no fim de semana demonstrou a escala do erro estratégico do Kremlin em travar uma guerra contra a Ucrânia, disse o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, nesta segunda-feira.
A Rússia tentava restaurar a calma nesta segunda-feira depois que os combatentes de Wagner interromperam um rápido avanço em direção a Moscou, retiraram-se da cidade de Rostov, no sul da Rússia, e voltaram para suas bases no final do sábado sob um acordo que garantiu sua segurança.
Seu comandante, Yevgeny Prigozhin, deveria se mudar para Belarus sob o acordo mediado pelo presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko, disse o Kremlin.
"Os eventos do fim de semana são um assunto interno da Rússia e mais uma demonstração do grande erro estratégico que o presidente (Vladimir) Putin cometeu com sua anexação ilegal da Crimeia e a guerra contra a Ucrânia", disse Stoltenberg a repórteres em uma visita à capital da Lituânia, Vilnius.
A confusão sobre os eventos extraordinários do fim de semana deixou os governos ocidentais em busca de respostas para o que poderia acontecer a seguir no país com o maior arsenal nuclear do mundo - e para sua guerra contra a Ucrânia.
Stoltenberg afirmou que a Otan está monitorando a situação em Belarus e, novamente, condenou o anúncio de Moscou de implantar armas nucleares lá.
"Não vemos nenhuma indicação de que a Rússia esteja se preparando para usar armas nucleares, mas a Otan permanece vigilante", disse ele, acrescentando que a dissuasão da Otan é forte o suficiente para manter seu povo seguro em um "mundo mais perigoso".
Ao mesmo tempo, Stoltenberg garantiu a Kiev o apoio contínuo da Otan. "Estamos com a Ucrânia o tempo que for necessário", afirmou.
(Reportagem de Sabine Siebold e Bart Meijer)
0 comentário
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde
Dólar se firma em baixa ante o real após Bolsonaro cancelar entrevista
Indonésia prevê a assinatura de um acordo tarifário com os EUA em janeiro e afirma que todas as questões foram resolvidas
Confiança do consumidor dos EUA se deteriora em dezembro
Wall St tem pouca movimentação com alta de rendimentos de títulos após dados do PIB