Stournaras diz que altas de juros pelo BCE após setembro seriam surpreendentes
![]()
ATENAS (Reuters) - O chefe do banco central grego, Yannis Stournaras, não descartou um novo aumento das taxas de juros pelo Banco Central Europeu em setembro, mas acrescentou que qualquer alta depois disso "seria surpreendente".
O BCE elevou as taxas de juros em todas as reuniões ao longo do último ano e prometeu outro aumento neste mês, argumentando que não pode parar de apertar a política até ver uma reviravolta acentuada nas perspectivas dos preços subjacentes, que filtram os custos voláteis de alimentos e energia.
Stournaras disse que qualquer movimento do BCE em setembro será determinado por dados, e que as perspectivas de inflação e a transmissão da política monetária serão os principais fatores a serem observados.
"Em julho, mais ou menos, teremos um aumento de 0,25 ponto percentual, mas em setembro sou agnóstico, pode ser, pode não ser", disse ele a repórteres em Atenas quando questionado sobre o assunto.
"Mas eu não veria mais aumentos depois de setembro, já que a economia se desenvolve agora na Europa", acrescentou. "Eu ficaria surpreso se tivermos mais altas depois de setembro".
(Reportagem de Lefteris Papadimas)
0 comentário
Ibovespa fecha com alta discreta apoiado por Itaú e Bradesco em dia com vencimento de opções
Dólar fecha estável após leilões do BC, mas sobe 2,18% na semana
Congresso aprova Orçamento de 2026 com R$61 bi de emendas e superávit de R$34,5 bi
Brasil espera que acordo Mercosul-UE seja assinado o mais rápido possível, diz Alckmin
PF conclui que Bolsonaro precisa de cirurgia de hérnia
Taxas dos DIs caem na contramão dos Treasuries em dia de ajustes