Preços ao consumidor dos EUA sobem modestamente em junho; núcleo da inflação desacelera
![]()
WASHINGTON (Reuters) - Os preços ao consumidor dos Estados Unidos subiram de forma modesta em junho e registraram seu menor aumento anual em mais de dois anos, com a inflação continuando a desacelerar, mas provavelmente não o suficiente para desencorajar o Federal Reserve de retomar a elevação dos juros em sua reunião no final deste mês.
O índice de preços ao consumidor subiu 0,2% no mês passado, após subir 0,1% em maio, informou o Departamento do Trabalho nesta quarta-feira. O índice foi impulsionado pelos aumentos dos preços da gasolina, bem como dos aluguéis, que compensaram a diminuição do preço dos veículos usados.
Nos 12 meses até junho, o índice de preços ao consumidor avançou 3,0%. Esse foi o menor aumento anual desde março de 2021 e seguiu um avanço de 4,0% em maio.
Excluindo os preços voláteis de alimentos e energia, o índice aumentou 0,2% em junho. Foi a primeira vez em seis meses que o chamado núcleo da inflação não registrou ganhos mensais de pelo menos 0,4%. Nos 12 meses até junho, o núcleo do índice subiu 4,8%, após alta de 5,3% em maio.
(Por Lucia Mutikani)
0 comentário
Ibovespa fecha com alta discreta apoiado por Itaú e Bradesco em dia com vencimento de opções
Dólar fecha estável após leilões do BC, mas sobe 2,18% na semana
Congresso aprova Orçamento de 2026 com R$61 bi de emendas e superávit de R$34,5 bi
Brasil espera que acordo Mercosul-UE seja assinado o mais rápido possível, diz Alckmin
PF conclui que Bolsonaro precisa de cirurgia de hérnia
Taxas dos DIs caem na contramão dos Treasuries em dia de ajustes