BCE estará de mente aberta e se baseará em dados nas próximas reuniões, diz Villeroy
![]()
(Reuters) - Os responsáveis pela determinação da taxa de juros do Banco Central Europeu (BCE) vão para as próximas reuniões de política monetária com a mente aberta e suas decisões serão guiadas inteiramente pelos dados econômicos recebidos, disse a autoridade do BCE François Villeroy de Galhau nesta sexta-feira.
Em busca de trazer a inflação de volta a sua meta de 2%, o BCE elevou os juros pela nona vez consecutiva na quinta-feira, mas levantou a possibilidade de uma pausa em setembro, já que as pressões sobre os preços começam a dar sinais de dissipação.
Villeroy, que também é presidente do banco central francês, disse que a crescente confiança do BCE de que atingirá a sua meta até 2025 foi fundamentada na boa transmissão dos aumentos de juros para a economia em geral.
"Dado o tempo necessário para esta transmissão completa, a perseverança é agora a principal virtude. O pragmatismo vem em segundo lugar -- as decisões em nossas próximas reuniões serão abertas e totalmente baseadas em dados", disse Villeroy em um comunicado.
(Por Leigh Thomas)
0 comentário
Wall Street cai conforme investidores se posicionam para semana movimentada de dados
Ibovespa fecha em alta com Rede D'Or em destaque após dividendos; Braskem recua
Dólar fecha perto da estabilidade no Brasil em meio a fluxo de fim de ano
Taxas dos DIs têm quedas leves com influência do exterior e do IBC-Br
Gazeta do Povo: Mourão se diz preocupado com Bolsonaro por risco de morte “de um dia para o outro”
Comissão de Constituição e Justiça aprova equiparação de aquicultor a produtor rural