BCE estará de mente aberta e se baseará em dados nas próximas reuniões, diz Villeroy
![]()
(Reuters) - Os responsáveis pela determinação da taxa de juros do Banco Central Europeu (BCE) vão para as próximas reuniões de política monetária com a mente aberta e suas decisões serão guiadas inteiramente pelos dados econômicos recebidos, disse a autoridade do BCE François Villeroy de Galhau nesta sexta-feira.
Em busca de trazer a inflação de volta a sua meta de 2%, o BCE elevou os juros pela nona vez consecutiva na quinta-feira, mas levantou a possibilidade de uma pausa em setembro, já que as pressões sobre os preços começam a dar sinais de dissipação.
Villeroy, que também é presidente do banco central francês, disse que a crescente confiança do BCE de que atingirá a sua meta até 2025 foi fundamentada na boa transmissão dos aumentos de juros para a economia em geral.
"Dado o tempo necessário para esta transmissão completa, a perseverança é agora a principal virtude. O pragmatismo vem em segundo lugar -- as decisões em nossas próximas reuniões serão abertas e totalmente baseadas em dados", disse Villeroy em um comunicado.
(Por Leigh Thomas)
0 comentário
Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde