Encomendas à indústria dos EUA superam expectativas em agosto
![]()
WASHINGTON (Reuters) - As novas encomendas de produtos fabricados nos Estados Unidos aumentaram mais do que o esperado em agosto e as remessas aceleraram, corroborando a visão de que o crescimento econômico se fortaleceu no terceiro trimestre.
Os pedidos à indústria avançaram 1,2%, depois de terem caído 2,1% em julho, informou o Departamento de Comércio nesta quarta-feira. Economistas consultados pela Reuters previam aumento de 0,2%. Na comparação anual, as encomendas subiram 0,5%.
O setor de manufatura, que responde por 11,1% da economia, continua a avançar, apesar dos 525 pontos-base em aumentos de taxas do Federal Reserve desde março de 2022.
Os pedidos de computadores e produtos eletrônicos aumentaram 0,3%, enquanto os de equipamentos elétricos, eletrodomésticos e componentes subiram 1,0%.
Os pedidos de maquinário cresceram 0,6% e os de aeronaves civis caíram 15,9%, enquanto os pedidos de veículos automotores aumentaram 0,3%.
As remessas de produtos manufaturados aumentaram 1,3% e os estoques subiram 0,3%, enquanto os pedidos não atendidos aumentaram 0,4%.
O Departamento de Comércio também informou que os pedidos de bens de capital não relacionados à defesa, excluindo aeronaves, que são vistos como uma medida dos planos de gastos das empresas com equipamentos, aumentaram 0,9%, conforme relatado na estimativa do mês passado.
As estimativas de crescimento da economia para o terceiro trimestre chegam a uma taxa anualizada de 4,9%. A economia cresceu em um ritmo de 2,1% no trimestre de abril a junho.
(Reportagem de Lucia Mutikani)
0 comentário
Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde