ONS acionará termelétricas para atender Acre e Rondônia diante da seca
![]()
SÃO PAULO (Reuters) - O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) indicou a retomada da disponibilidade das usinas térmicas Termonorte I e II para atendimento do consumo de energia do Acre e Rondônia diante da severa seca que atinge as bacias da região amazônica.
Localizados em Porto Velho (RO), os empreendimentos movidos a diesel vão complementar o atendimento do consumo de energia nesses Estados nos horários de "ponta", quando há maior demanda, segundo comunicado do ONS divulgado na noite de quarta-feira.
A medida foi aprovada em reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) e vem após uma piora da estiagem na região amazônica que levou à paralisação, nesta semana, das operações da hidrelétrica Santo Antônio, no rio Madeira.
De acordo com o ONS, o CMSE também aprovou na véspera uma revisão do Plano de Substituição do Parque Gerador do Sistema Elétrico de Roraima, visando acelerar a entrada em operação de usinas vencedoras de um leilão do governo e a integração de Boa Vista ao Sistema Interligado Nacional (SIN).
Também foi aprovada a realização de um estudo sobre "resiliência climática" do sistema elétrico dos Estados de Acre, Rondônia e Amapá.
"O objetivo desta iniciativa é ampliar a capacidade de manter o atendimento eletroenergético em futuros cenários de escassez hídrica e cheias extraordinárias na bacia do rio Madeira", afirmou o operador.
(Por Letícia Fucuchima e Rodrigo Viga Gaier)
0 comentário
Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde