Petróleo sobe 1% após Fed e BoE manterem taxas inalteradas

Publicado em 02/11/2023 10:55

Logotipo Reuters

Londres, 2 Nov (Reuters) - O petróleo chegou a subir 1% nesta quinta-feira, interrompendo uma queda de três dias, com o retorno do apetite ao risco aos mercados financeiros depois que o Federal Reserve dos Estados Unidos manteve as taxas de juros de referência inalteradas.

A recuperação do petróleo acompanhou os ganhos dos ativos financeiros depois que o Fed manteve a sua taxa de juros de referência inalterada em 5,25%-5,50% na sua última reunião na quarta-feira.

 

“Os mercados de ativos reagiram positivamente ao Fed ontem, e acho que o petróleo seguiu isso, subindo um pouco”, disse Callum Macpherson, chefe de commodities da Investec.

Autoridades do Fed tiveram dificuldades em uma reunião política de dois dias esta semana para determinar se as condições financeiras já podem estar suficientemente restritivas para controlar a inflação, ou se uma economia que continua a superar as expectativas poderá necessitar de ainda mais contenção.

O Banco da Inglaterra manteve as taxas de juros nos máximos de 15 anos, de 5,25%, em sua última reunião na quinta-feira, o segundo mês consecutivo de taxas estáveis, após 14 aumentos consecutivos.

Mas também enfatizou que não espera fazer cortes nas taxas tão cedo.

"A inflação ainda está muito alta. Manteremos as taxas de juros altas o suficiente por tempo suficiente para garantir que a inflação volte à meta de 2%", disse o governador do Banco da Inglaterra, Andrew Bailey.

No resto dos EUA, os novos pedidos de desemprego aumentaram ligeiramente para 217.000 na semana até 28 de outubro, de acordo com dados do Departamento do Trabalho divulgados na quinta-feira, mas mostraram poucos sinais de desaceleração significativa.

"A maior economia do mundo continua resiliente. Isso foi reconhecido pelo Fed, que deixou as taxas de referência intocadas", disse Tamas Varga, analista da corretora PVM.

Na Europa, a contracção da actividade industrial na zona euro aprofundou-se em Outubro, com o Índice de Gestores de Compras (PMI) a cair 0,3 pontos no mês, para 43,1. Uma pontuação abaixo de 50 sinaliza contração.

Os investidores também estarão atentos aos desenvolvimentos no Médio Oriente, que mantiveram os mercados petrolíferos nervosos, uma vez que um conflito mais amplo poderia perturbar o abastecimento em toda a região.

Os combates continuaram na cidade de Gaza na quinta-feira, enquanto o avanço dos tanques e tropas israelenses encontrava forte resistência de militantes do Hamas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário