Governo editará medidas para garantir segurança energética e tarifas justas, diz Silveira
![]()
SÃO PAULO (Reuters) - O governo federal está trabalhando em medidas para o setor elétrico brasileiro que irão garantir segurança energética e modicidade das tarifas, disse o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, nesta sexta-feira.
Uma das primeiras ações nesse sentido será tomada na próxima segunda-feira, apontou Silveira, para quando está previsto o anúncio de medidas por "justiça" nas tarifas de energia no Amapá, que do contrário poderiam subir mais de 30%.
A agência reguladora Aneel segurou a revisão tarifária no Amapá prevista para entrar em vigor nesta semana para esperar a decisão do governo sobre o tema.
"O presidente Lula nos determinou achar uma saída para tentar minimizar aquela incoerência que temos no Brasil...", disse ele, citando que o Norte e o Nordeste são grandes produtores de energia e "têm as maiores tarifas do Brasil".
"Precisamos achar uma saída que não quebre contrato", afirmou Silveira após o leilão de transmissão desta sexta-feira.
Ainda segundo o ministro, outras medidas estão sendo avaliadas pelo governo no setor elétrico para trazer equilíbrio entre segurança energética e modicidade tarifária.
"Por isso estamos preparando as MPs, para que a gente tenha as políticas claras e necessárias para a transição energética", disse Silveira.
"Estamos selecionando: precisamos das térmicas? Até quanto de térmicas precisamos? Elas têm que ser inflexíveis ou podem ser flexíveis?", exemplificou.
(Por Letícia Fucuchima)
0 comentário
Ibovespa fecha com alta discreta apoiado por Itaú e Bradesco em dia com vencimento de opções
Dólar fecha estável após leilões do BC, mas sobe 2,18% na semana
Congresso aprova Orçamento de 2026 com R$61 bi de emendas e superávit de R$34,5 bi
Brasil espera que acordo Mercosul-UE seja assinado o mais rápido possível, diz Alckmin
PF conclui que Bolsonaro precisa de cirurgia de hérnia
Taxas dos DIs caem na contramão dos Treasuries em dia de ajustes