Ações de Hong Kong saltam após BC da China anunciar corte de compulsório
![]()
Por Summer Zhen
HONG KONG (Reuters) - As ações de Hong Kong registraram seu melhor dia em mais de dois meses nesta quarta-feira depois que o banco central da China disse que cortará a taxa de compulsório dos bancos, uma medida que deverá impulsionar o sentimento após o colapso do mercado nesta semana, enquanto as ações do continente também se recuperaram.
As expectativas crescentes de que as autoridades chinesas venham a socorrer o mercado com mais medidas e as notícias de que Jack Ma adquiriu ações do Alibaba Group também melhoraram o sentimento geral do mercado. As ações da China fecharam em alta, mas antes do anúncio do corte de compulsório.
O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, fechou com alta de 1,4%, enquanto o índice de Xangai subiu 1,8%, depois de atingir mínimas de cinco anos nesta semana, alimentadas pela preocupação com o enfraquecimento da economia.
O índice Hang Seng, de Hong Kong, disparou 3,56%, tendo sofrido seu início de ano mais volátil desde 2020 e depois de cair na segunda-feira para mínimas de 15 meses.
O banco central da China reduzirá a taxa de compulsório para os bancos em 50 pontos-base a partir de 5 de fevereiro, disse o presidente Pan Gongsheng nesta quarta-feira, o primeiro corte desse tipo no ano, enquanto as autoridades intensificam os esforços para apoiar uma recuperação econômica frágil.
A medida liberará 1 trilhão de iuanes (139,45 bilhões de dólares) para o mercado, disse o chefe do banco central em uma coletiva de imprensa em Pequim.
As ações do Alibaba em Hong Kong subiram 7,3%, atingindo o maior valor desde 4 de janeiro, depois que o New York Times informou que o cofundador Jack Ma e o presidente Joe Tsai compraram milhões de dólares em ações da gigante chinesa do comércio eletrônico no quarto trimestre. As ações da empresa listadas nos EUA saltaram quase 8% na terça-feira.
. Em TÓQUIO, o índice Nikkei recuou 0,80%, a 36.226 pontos.
. Em HONG KONG, o índice HANG SENG subiu 3,56%, a 15.899 pontos.
. Em XANGAI, o índice SSEC ganhou 1,80%, a 2.820 pontos.
. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, avançou 1,40%, a 3.277 pontos.
. Em SEUL, o índice KOSPI teve desvalorização de 0,36%, a 2.469 pontos.
. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou alta de 0,01%, a 17.875 pontos.
. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES valorizou-se 0,58%, a 3.153 pontos.
. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 avançou 0,06%, a 7.519 pontos.
0 comentário
Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde