Kremlin diz que Rússia e Otan estão agora em "confronto direto"
![]()
MOSCOU (Reuters) - Rússia e Otan estão agora em "confronto direto", disse o Kremlin quando a aliança liderada pelos Estados Unidos comemora seu 75º aniversário nesta quinta-feira.
As sucessivas ondas de expansão da Otan para o leste são uma fixação do presidente Vladimir Putin, que entrou em guerra na Ucrânia há dois anos com o objetivo declarado de impedir que a aliança se aproximasse das fronteiras da Rússia. Em vez disso, a guerra galvanizou a Otan, que se expandiu novamente com as entradas de Finlândia e Suécia.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse aos repórteres: "Na verdade, as relações agora passaram para o nível de confronto direto".
A Otan "já estava envolvida no conflito em torno da Ucrânia (e) continua a avançar em direção às nossas fronteiras e a expandir sua infraestrutura militar em direção às nossas fronteiras", afirmou ele.
Putin tem dito repetidamente que a Rússia foi enganada pelo Ocidente após a Guerra Fria, já que a aliança de Moscou com o Pacto de Varsóvia foi dissolvida, mas a Otan avançou para o leste, incorporando antigos membros do pacto e três Estados bálticos que faziam parte da União Soviética.
O Ocidente rejeita essa versão, dizendo que a Otan é uma aliança defensiva e que a adesão a ela foi uma escolha democrática de países que se livraram de décadas de regime comunista.
A Otan afirma que está ajudando a Ucrânia a lutar por sua sobrevivência diante da agressão russa e forneceu a Kiev armas avançadas, treinamento e inteligência.
A Rússia diz que isso torna a Otan de fato uma parte do conflito. Putin disse em fevereiro que um conflito direto entre a Rússia e a Otan significaria que o planeta estaria a um passo da Terceira Guerra Mundial.
(Reportagem da Reuters)
0 comentário
Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde