BC do Brasil e Banco Popular da China assinarão acordo de swap de moedas

Publicado em 12/05/2025 18:53

Logotipo Reuters

BRASÍLIA (Reuters) - ​Os presidentes do Banco Central, Gabriel Galípolo, e do Banco Popular da China (PBOC), Pan Gongsheng, assinarão na terça-feira, em evento em Pequim, um acordo de swap de moedas entre os bancos centrais, informou nesta segunda-feira a autoridade monetária brasileira. 

De acordo com o BC, o valor máximo em aberto das operações decorrentes desse acordo é de R$157 bilhões e o prazo de validade é de cinco anos.

“O principal objetivo desse acordo é o de fornecer liquidez para facilitar o funcionamento dos mercados financeiros em caso de necessidade”, disse em nota.

O BC tem um acordo semelhante com o banco central dos Estados Unidos, que possibilita que o órgão brasileiro tenha acesso a dólares americanos por meio de uma operação compromissada, tendo como contrapartida títulos do tesouro americano, informou a autarquia.

“Esses acordos de swap de moedas têm se tornado comuns entre os bancos centrais, especialmente desde a crise de 2007. O BCB já tem conversas com outros bancos centrais para a realização de acordos semelhantes”, afirmou.

Segundo a autarquia, o Banco Popular da China já possui 40 acordos de swap de moedas com bancos centrais semelhantes ao que será assinado com o BC brasileiro. Entre os países signatários estão Canadá, Chile, África do Sul, Japão e Reino Unido, além da zona do euro, por meio do Banco Central Europeu.

(Por Bernardo Caram)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário