Membro do BCE diz que quadro da inflação para a reunião de junho ainda não está claro
![]()
AMSTERDÃ (Reuters) - Os membros do Banco Central Europeu precisarão ter uma visão mais clara dos efeitos sobre a inflação das políticas comerciais dos Estados Unidos e da União Europeia antes de decidirem se as taxas de juros precisarão ser cortadas em junho, disse Klaas Knot, membro do conselho do BCE.
"Não posso excluir a possibilidade de decidirmos por outro corte nos juros em junho, mas também não posso confirmar", disse Knot a repórteres no banco central holandês.
"Em última análise, temos que nos concentrar no médio e longo prazo, onde o impacto (das políticas comerciais) sobre a inflação é muito mais incerto do que no curto prazo."
Knot disse que as novas projeções de inflação na reunião de política monetária de junho levarão em conta vários cenários para a inflação na zona do euro, tendo em vista as tarifas comerciais anunciadas e posteriormente suspensas pelo governo dos EUA e a possível retaliação da UE.
"Espero que nossas projeções mostrem uma inflação mais baixa neste ano e no próximo, mas é mais interessante ver o que acontecerá depois desse período", disse Knot.
(Reportagem de Bart Meijer)
0 comentário
Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde