Ministros das Finanças da UE apoiam adoção do euro pela Bulgária a partir de 2026

Publicado em 20/06/2025 10:35

Logotipo Reuters

BRUXELAS (Reuters) - Os ministros das Finanças da União Europeia forneceram o apoio formal nesta sexta-feira para que a Bulgária adote o euro, abrindo caminho para que o país se torne o 21º membro da zona do euro a partir de 1º de janeiro de 2026.

O apoio dos ministros segue as avaliações positivas da Comissão Europeia e do Banco Central Europeu sobre a prontidão do país. A adoção também será endossada pelos líderes do bloco em uma cúpula em Bruxelas no dia 26 de junho.

A taxa de câmbio pela qual o lev búlgaro será convertido em euro será definida pelos ministros das Finanças da UE em sua reunião no início de julho, dando à Bulgária seis meses para preparar a transição técnica para o início do próximo ano.

A Bulgária tem se esforçado em mudar seu lev para o euro desde que entrou para a UE em 2007.

Porém, depois de tanto tempo de espera, muitos búlgaros perderam o entusiasmo inicial, com 50% agora céticos em relação ao euro, de acordo com uma pesquisa do Eurobarometer em maio. Alguns búlgaros temem que a mudança aumente os preços.

A adoção do euro pela Bulgária ocorrerá três anos após a mais recente expansão da zona do euro, quando a Croácia aderiu ao grupo em 2023.

A adesão da Bulgária à zona do euro deixará apenas seis dos 27 países da UE fora da área: Suécia, Polônia, República Tcheca, Hungria, Romênia e Dinamarca.

Nenhum deles tem planos imediatos de adotar o euro, seja por motivos políticos ou porque não atendem aos critérios econômicos exigidos.

(Por Jan Strupczewski)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário